UOL


São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo veta novela das oito antes das 21h

João Miguel Jr./TV Globo
Helena Ranaldi aponta arma em cena de ontem de "Mulheres"


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Pressionado por telespectadores, o Ministério da Justiça passou a monitorar "Mulheres Apaixonadas" e, em despacho publicado anteontem no "Diário Oficial da União", reclassificou a novela das oito da Globo de livre para imprópria para menores de 14 anos, inadequada para antes das 21h.
A medida, a rigor, não causa estragos na grade de programação da Globo e só sacrifica a novela nas noites de quarta, por causa do futebol às 21h40. Mas causou apreensão na cúpula da rede. Diretores estão preocupados com as cenas de violência, que podem forçar reclassificação para as 22h.
No despacho, o Ministério da Justiça não alega o motivo violência. Diz que as impropriedades da novela são apenas "desvirtuamento de valores éticos, conflitos psicológicos e insinuações de sexo". Pelos critérios do ministério, programas com violência podem ser classificados desde impróprios para menores de 12 anos (20h) até 18 anos (23h), de acordo com o grau de violência.
No capítulo de terça, a Globo exibiu antes das 21h imagens em que o personagem de Dan Stulbach (Marcos) levou um golpe de estilete em uma mão. Ontem, Raquel (Helena Ranaldi) iria disparar dois tiros contra o "espancador de mulheres" Marcos.
A Globo afirma que irá cumprir a determinação, mas o capítulo de anteontem teve início às 20h53. Oficialmente, a emissora não considera a novela violenta.

OUTRO CANAL

Missão 1
De volta à Globo, ainda sem assumir o comando total da emissora, Marluce Dias da Silva terá até dezembro três tarefas básicas. A principal delas será assessorar a família Marinho na reestruturação de parte das Organizações Globo, com a provável incorporação de algumas empresas do grupo pela TV Globo.

Missão 2
As outras tarefas-mestras de Marluce serão o relaciona- mento com credores (que pressionam por reestruturações) e cuidar do orçamento da TV Globo.

Explicação 1
O verdadeiro motivo do sacrifício da apresentação de Lulu Santos no "Domingão do Faustão", domingo passado, foram as "Videocassetadas". O quadro tem patrocinador e não poderia perder espaço.

Explicação 2
Lulu iria ficar no palco durante 20 minutos, mas só cantou uma música e, insatisfeito, escreveu carta dizendo que não volta ao programa. Lulu ficou espremido entre um quadro sobre padres casados, que estourou seu tempo, e as "Videocassetadas".

Bis
Pelo segundo ano consecutivo, Fernanda Lima será a âncora do VMB (Video Music Brasil), da MTV. Todos os VJs da emissora participarão da cerimônia do videoclipe, em agosto, com destaque para a também bela Daniela Cicarelli.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Taça Libertadores! Boca x Meia-Boca!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.