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Arles vai receber fotografia brasileira
Dez instituições nacionais participam de "Cannes da imagem", na França
Festival internacional começa em 4 de julho e
vem ao parque Ibirapuera em setembro com ensaios exibidos em 14 telões
THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL
A fotografia não apenas como um instante congelado,
mas em constante movimento.
A convergência com o vídeo é
um dos caminhos apontados no
Rencontres Internationales de
la Photographie d'Arles, evento
que acontece entre 4 de julho e
17 de setembro, em Arles, no
sul da França.
Cidade com pouco mais de
50 mil habitantes, Arles chega à
37ª edição do festival que é
também conhecido como o
"Cannes da fotografia".
Neste ano, o Brasil ganhará
um cantinho especial. Dez instituições, como a Folha, o jornal "O Estado de S.Paulo", as
revistas "Veja" e "Trip", as produtoras Companhia da Foto e
Fotosite, além de Fnac, Coletivo Fotografia Paraense e Pinacoteca do Estado de SP, foram
convidadas a participar da
mostra "Noite do Ano" -durante uma noite, vários telões
são espalhados pelas ruas da cidade, exibindo trabalhos fotográficos de diversos artistas.
Outra novidade é que a "Noite do Ano" virá a São Paulo. Em
23 de setembro, com o apoio da
Aliança Francesa, do Museu de
Arte Moderna e do Museu Afro
Brasil, serão montados 14 telões no parque Ibirapuera em
que poderão ser vistos, gratuitamente, os ensaios que estavam em Arles.
A curadoria brasileira foi feita pelo fotógrafo Pisco del Gaiso, do Fotosite. "A "Noite do
Ano" foi criada em 2005 e exibe
projeções audiovisuais pela cidade inteira. É um grande passeio noturno", diz ele.
Para Del Gaiso, Arles será a
principal vitrine para a fotografia brasileira. "É o mais importante festival do gênero do
mundo, é fundamental estar lá.
Temos a chance de mostrar
nossa produção atual e quebrar
alguns estigmas."
Os estigmas a que se refere
Gaiso são, principalmente,
aqueles velhos conhecidos
quando se pensa em Brasil: violência, samba e futebol. "Levaremos ensaios bastante interessantes que não têm nada a
ver com esses assuntos, como o
de Chris Bierrenbach e o da
Companhia da Foto, que realizou trabalho em um edifício da
avenida Prestes Maia."
Acumulação de meios
Grande parte dos ensaios
brasileiros que vão a Arles
aponta para essa tendência do
fotojornalismo: a diluição da
fronteira com o vídeo.
"Estamos levando várias novidades. Vivemos em uma época de acumulação de meios: vídeo, som, foto. Muitos jornais
usam todas essas mídias para
tratar de um mesmo assunto. O
fotojornalismo caminha para
isso: misturar várias mídias para contar uma história."
O Rencontres Internationales de la Photographie d'Arles
apresentará neste ano mais de
50 exibições e tem como diretor artístico o fotógrafo e cineasta Raymond Depardon.
Mais informações podem ser
obtidas no site oficial: www.rencontres-arles.com
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