São Paulo, sábado, 27 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO
Enciclopédia reúne mais de mil personagens saídos da televisão, cinema e histórias em quadrinhos
CD-ROM traz todos os heróis do mundo





da Reportagem Local

A PubliFolha e a Editora Acme lançam às 10h de hoje, no Cine 1 do Shopping Iguatemi, o CD-ROM "Enciclopédia Herói".
O evento, restrito a convidados, contará com a pré-estréia do filme "Perdidos no Espaço", com William Hurt e Gary Oldman.
A "Enciclopédia Herói" é uma compilação detalhada de mais de mil heróis nacionais e estrangeiros da televisão, cinema e histórias em quadrinhos. Trata-se de uma obra sem similar no mundo.
"Existem várias enciclopédias específicas com heróis de TV ou livros só sobre personagens de cinema. Mas não existe nada que reúna os heróis de todas as mídias", afirma o organizador do CD-ROM, Rogério de Campos. Campos é diretor da editora Acme, ao lado de André Forastieri.
O que torna o CD-ROM original e indispensável é exatamente essa visão completa do personagem. A obra conta não apenas a história do herói, mas também como ele foi aproveitado nas várias mídias.
Digamos que o usuário queira saber tudo sobre o personagem Conan, o Bárbaro. A primeira tela que se vê é uma imagem de Conan e o enredo do personagem ("Conan é um guerreiro da Era Hiboriana...").
Em seguida, pode-se pesquisar nas várias mídias. Quer dizer, clicando-se a tecla "cinema", temos detalhes sobre os filmes protagonizados por Arnold Schwarzenegger. Na tela "TV", surgem informações sobre o seriado de Conan.
Em "HQ", temos todo o histórico do personagem nas páginas de gibi. Por último, a tecla "outras mídias" traz os livros originais do criador do personagem, RPGs, games, enfim, tudo que possa estar relacionado ao herói.
"Dessa forma, conseguimos perceber como a indústria aproveita um personagem. Não se perde nem o berro", diz Campos, que contou com uma equipe de 10 pesquisadores durante os seis meses de produção da obra.
O CD-ROM foi desenvolvido pela Trattoria di Frame, que também assina o visual das páginas. A trilha sonora é do compositor André Abujamra.

História
A variedade de heróis é imensa. Não faltam os famosos Batman e Homem-Aranha, é claro. Mas há japoneses, ingleses, italianos, americanos, brasileiros etc.
No caso dos brasileiros, a obra traz trechos de dois seriados dos anos 60, "O Vigilante Rodoviário" e "Águias de Fogo".
Há também surpresas divertidas. "Achamos um filme do Tarzan produzido para ser exibido só na Rodésia. E o ator principal era um indiano", conta Campos.
Para Forastieri, "a obra vai divertir crianças, mas não se trata de um produto exclusivo para elas. É para gente de todas as idades. Todo mundo gosta de um herói. E todos estão aqui".
"Além disso, a enciclopédia traz análises históricas de como os gibis começaram nos Estados Unidos, por exemplo. Esse tipo de informação é inédita em português e, em alguns casos, não existe nem em inglês."
"É uma enciclopédia pioneira no gênero, um levantamento extensivo e uma obra de referência", afirma Ricardo Gandour, diretor da PubliFolha -Divisão de Publicações do Grupo Folha.
Forastieri corrobora: "Em que outro lugar poderíamos saber detalhes da personalidade de Frank Poncherello e Jon Backer, os patrulheiros do seriado "Chip"s'?".
O CD-ROM "Enciclopédia Herói" roda em PC (486 ou superior) e Mac (Performa ou superior). (IVAN FINOTTI)


CD-ROM: Enciclopédia Herói
Lançamento: PubliFolha e Acme
Quanto: R$ 59



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.