São Paulo, sábado, 27 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Convenção traz vilão Darth Vader ao Brasil

Caio Esteves/Folha Imagem
O ator David Prowse, que interpreta Darth Vader em 'Star Wars'


da Reportagem Local

Os fanáticos por seriados e filmes de ficção científica têm amanhã bons motivos para ir ao Anhembi, na zona norte de São Paulo, onde acontece a Alien MegaCon, anunciada pelos organizadores como o maior evento do gênero na América Latina.
A convenção abre às 8h30, termina às 20h e é direcionado aos fãs de seriados como "Arquivo X", "Jornada nas Estrelas" e "Perdidos no Espaço". O preço do ingresso varia de R$ 25 a R$ 40.
A principal atração do evento será o ator inglês Dave Prowse, 62, que interpretou Darth Vader, o vilão da trilogia "Star Wars".
A convenção também trará ao Brasil o consultor Richard Arnold, que escreve para a publicação oficial norte-americana de "Jornada nas Estrelas". Ele participou, junto com o criador da série, Gene Rodenberry, morto em 96, da criação de diversos episódios.
Já o ator Nicholas Lea, o vilão Alex Krycek de "Arquivo X", teve sua presença cancelada. A Fox, que detém os direitos do seriado, vetou sua vinda ao Brasil.

David Prowse

O homem por trás da máscara negra de Darth Vade, David Prowse, quer voltar a encarnar o personagem nas novas sequências da saga de George Lucas.
"Estou torcendo. Espero que Anakin Skywalker se transforme em Darth Vader já no final do segundo episódio e que eu seja convidado para interpretá- lo", disse o britânico Dave Prowse, que já chegou ao Brasil para a Alien MegaCon.
Lucas terminou de filmar o primeiro episódio dessa nova trilogia, centrada na vida de Anakin Skywalker, o guerreiro jedi e pai de Luke (Mark Hamill), que vai para o lado negro da força.
Prowse, que tinha 42 anos quando o original foi lançado, sente-se injustiçado. Na cena em que Vader tira a máscara, no final de "O Retorno de Jedi", não é seu rosto que aparece.
"Fiquei muito chateado com isso. Eu nem sabia que Darth Vader morreria. Eles estavam filmando em outro estúdio. Quando fui tirar satisfação, disseram que precisavam de alguém mais velho."
Atualmente, o ator dedica-se à "Associação Dave Prowse Contra a Artrite", que arrecada fundos para pesquisa e conscientização sobre a doença.
Prowse tem artrite. Ele sofreu um acidente com levantamento de pesos em 1989 e agora sofre de problemas no quadril e no tornozelo. "Já estou começando a treinar e a me tratar para estar em forma para os novos filmes", disse.
Outra de suas atividades é participar de convenções, onde autografa apenas fotos vendidas por ele para arrecadar renda para sua associação.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.