São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2001

Texto Anterior | Índice

Câncer da apresentadora Ana Maria Braga tem chances de cura

DA REPORTAGEM LOCAL

A equipe médica que cuida de Ana Maria Braga, 52, que anunciou anteontem ter diagnosticado um câncer, afirma que a apresentadora tem grandes chances de recuperação.
Segundo Antonio Carlos Buzaid, chefe da oncologia do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde Braga internou-se ontem, trata-se de um carcinoma anal, um tipo raro de câncer.
O tumor, de 0,8 cm, foi diagnosticado no estágio 3 em uma escala da doença que vai de 1 a 4. Neste estágio, o paciente tem de 50% a 70% de chances de recuperação. "Seria melhor se o câncer fosse encontrado antes, em estágio menos avançado, mas ele é potencialmente curável", disse Buzaid.
Segundo ele, apesar do grau do tumor, o câncer se desenvolve de forma lenta e pode não se espalhar por outras partes do corpo.
O câncer foi descoberto porque a apresentadora notou gânglios na virilha e procurou o ginecologista Eduardo Tomioka, que detectou a presença de gânglios no dia 13 passado, quando colheu material para biópsia. O exame revelou a presença de um tumor maligno, então de localização incerta.
Ana Maria Braga se submeterá a quatro ciclos de quimioterapia, cada um com intervalo de três semanas. Os dois últimos combinarão também a radioterapia. O primeiro começou ontem, às 14h, e termina na próxima terça.
Depois que o tratamento for concluído, o estado de saúde de Braga será monitorado de três em três meses. O oncologista disse que é pouco provável que ela seja submetida a uma cirurgia. Buzaid afirmou ainda que os pacientes que passam por esse tratamento voltam às suas atividades normalmente no dia seguinte.

"Mais Você"
Antes de se internar, Ana Maria Braga deixou três programas gravados, para exibição durante o tratamento. Ela disse hoje que pretende voltar a trabalhar na próxima quarta-feira, dia 1º.
Ontem, a apresentadora fez um comunicado no final do "Mais Você", transmitido ao vivo pela Globo, entre 8h e 9h30, de segunda a sexta. Ana Maria Braga, que teve câncer de pele em 91 e retirou um tumor benigno no útero em 98, disse ao público que sabe que vai "sair dessa".
O pronunciamento, que havia sido anunciado anteontem durante a programação da emissora, elevou a audiência da atração comandada por Braga.


Com Folha Online, UOL e "Agora São Paulo"



Texto Anterior: Herbert pode retomar atividades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.