São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros ganham Oscar dos quadrinhos pela primeira vez

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Artistas brasileiros nunca haviam sido premiados no Eisner Awards, o Oscar das histórias em quadrinhos. Isso até a noite de anteontem, quando Rafael Grampá, Fábio Moon e Gabriel Bá receberam troféus em três categorias em San Diego, nos Estados Unidos.
O gaúcho Grampá e os gêmeos paulistas Moon e Bá foram premiados, juntos, por "5", HQ vencedora na categoria de melhor antologia.
O grego Vasilis Lolos e Becky Cloonan, nascida na Itália e radicada nos EUA, também participaram de "5" e subiram ao palco com os brasileiros. "Gritamos e fizemos a maior festa, mas queria ter sambado no palco", contou Grampá, 30.
Bá e Moon ainda concorriam cada um em outra categoria e venceram. Bá é o artista de "The Umbrella Academy", ganhadora como série limitada. Minissérie em seis edições, ela foi escrita por Gerard Way, vocalista da banda norte-americana My Chemical Romance.
Moon recebeu o prêmio de melhor HQ digital pelas ilustrações de "Sugarshock!", escrita por Joss Whedon, roteirista do seriado "Buffy".


Texto Anterior: "Clássico underground", festa da Lôca faz 10 anos
Próximo Texto: João Ubaldo Ribeiro vence o Prêmio Camões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.