São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

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TELEVISÃO

Sem patrocínio, Globo adia festival de música

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo cancelou a edição deste ano do Festival da Música Brasileira, anunciada pela emissora em fevereiro. O festival deveria começar em setembro.
O cancelamento do evento não teve nada a ver com o fiasco de audiência e repercussão da edição do ano passado -a primeira desde 1985, quando a Globo projetou Tetê Espíndola e Leila Pinheiro.
O motivo foi a crise econômica e a consequente retração do mercado publicitário. A Folha apurou que a Globo desistiu de produzir o festival após consultar agências de publicidade. Os anunciantes -foram cinco no ano passado- não demonstraram interesse em investir no evento em 2001.
A princípio, o festival poderá ser realizado no ano que vem, mas as discussões sobre a programação de 2002 estão apenas começando.
Apesar da audiência frustrante em 2000, a Globo havia decidido realizar o evento em 2001 porque avalia que o festival precisa de pelo menos dois anos para "acontecer" e revelar novos talentos. Outro motivo: o festival do ano passado foi um sucesso comercial: custou cerca de R$ 10 milhões e rendeu pelo menos R$ 20 milhões em patrocínio.
Até o final do ano, deve ser lançado o livro "Prepare o Seu Coração...", em que o produtor musical Solano Ribeiro irá contar a história dos festivais. Na obra, Ribeiro, consultor do festival de 2000, reflete sobre o relativo fracasso do evento.


OUTRO CANAL

Barraco 1
O canal pago E! cancelou na última sexta-feira a exibição, no sábado, do especial "Um Furacão Chamado Elis", da série "Histórias Verdadeiras", um tanto sensacionalista por revelar passagens escandalosas da vida de celebridades.

Barraco 2
Oficialmente, a fita do programa não chegou a tempo em Caracas, onde o sinal do canal é gerado. No entanto, a Folha apurou que o E! resolveu na semana passada submeter o documentário à avaliação dos filhos de Elis Regina. Até sexta-feira, nenhum dos herdeiros de Elis havia assistido à fita.

Pressa
O SBT deve fechar contrato, até outubro, com os organizadores da festa do peão de boiadeiro de Barretos para transmitir, com exclusividade, o evento em 2002. Neste ano, o SBT pagou R$ 2 milhões pelos direitos (que em 2000 foram da Globo) e faturou R$ 24 milhões com cotas de patrocínio.

Perfume
A partir do próximo domingo, o "Repórter Eco", da TV Cultura, passa a exibir um quadro semanal sobre biodiversidade. É o primeiro resultado de uma parceria da emissora com a fabricante de cosméticos Natura, que vai investir cerca de R$ 3 milhões em programas sobre a fauna e flora brasileiras.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


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