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TELEVISÃO
Sem patrocínio, Globo adia festival de música
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
A Globo cancelou a edição deste
ano do Festival da Música Brasileira, anunciada pela emissora em
fevereiro. O festival deveria começar em setembro.
O cancelamento do evento não
teve nada a ver com o fiasco de audiência e repercussão da edição
do ano passado -a primeira desde 1985, quando a Globo projetou
Tetê Espíndola e Leila Pinheiro.
O motivo foi a crise econômica e
a consequente retração do mercado publicitário. A Folha apurou
que a Globo desistiu de produzir o
festival após consultar agências de
publicidade. Os anunciantes
-foram cinco no ano passado-
não demonstraram interesse em
investir no evento em 2001.
A princípio, o festival poderá ser
realizado no ano que vem, mas as
discussões sobre a programação
de 2002 estão apenas começando.
Apesar da audiência frustrante
em 2000, a Globo havia decidido
realizar o evento em 2001 porque
avalia que o festival precisa de pelo menos dois anos para "acontecer" e revelar novos talentos. Outro motivo: o festival do ano passado foi um sucesso comercial:
custou cerca de R$ 10 milhões e
rendeu pelo menos R$ 20 milhões
em patrocínio.
Até o final do ano, deve ser lançado o livro "Prepare o Seu Coração...", em que o produtor musical Solano Ribeiro irá contar a história dos festivais. Na obra, Ribeiro, consultor do festival de 2000,
reflete sobre o relativo fracasso do
evento.
OUTRO CANAL
Barraco 1
O canal pago E! cancelou na última sexta-feira a exibição,
no sábado, do especial "Um Furacão Chamado Elis", da série
"Histórias Verdadeiras", um tanto sensacionalista por revelar
passagens escandalosas da vida de celebridades.
Barraco 2
Oficialmente, a fita do programa não chegou a tempo em
Caracas, onde o sinal do canal é gerado. No entanto, a Folha apurou
que o E! resolveu na semana passada submeter o documentário à
avaliação dos filhos de Elis Regina. Até sexta-feira, nenhum dos
herdeiros de Elis havia assistido à fita.
Pressa
O SBT deve fechar contrato, até outubro, com os
organizadores da festa do peão de boiadeiro de Barretos para
transmitir, com exclusividade, o evento em 2002. Neste ano, o SBT
pagou R$ 2 milhões pelos direitos (que em 2000 foram da Globo) e
faturou R$ 24 milhões com cotas de patrocínio.
Perfume
A partir do próximo domingo, o "Repórter Eco", da TV
Cultura, passa a exibir um quadro semanal sobre biodiversidade. É o
primeiro resultado de uma parceria da emissora com a fabricante de
cosméticos Natura, que vai investir cerca de R$ 3 milhões em
programas sobre a fauna e flora brasileiras.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
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