São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Projetos pegam carona em portaria da Justiça

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Três projetos de lei sobre televisão foram apresentados nas duas últimas semanas no Congresso Nacional, na esteira da portaria 796, do Ministério da Justiça, que cria novas regras para classificação de programas de TV.
Um dos projetos, do deputado Neuton Lima (PFL-SP), estabelece critérios para a classificação indicativa, feita pelo ministério, de programas infantis e não-infantis, exibidos entre 9h e 18h, em TVs abertas e por assinatura (estas não citadas na portaria 796).
O projeto veta imagens que "sugiram o uso de armas de fogo", que "incitem a crueldade" e que contenham "cenas de nudez, sexo ou apelo erótico". Esses critérios, segundo o deputado, baniriam da TV até desenhos aparentemente inofensivos, como o "Pica-Pau". Também excluiriam do horário os filmes de artes marciais e quadros como a banheira do "Domingo Legal", do SBT.
Outro projeto, também de Lima, indica as entidades que comporiam o Conselho de Comunicação Social, que teria a atribuição de fiscalizar a programação.
Por último, Pedro Pedrossian (PFL-MS) propõe que os logotipos das emissoras sejam transparentes e ocupem no máximo 2% da tela dos televisores.


Fábrica
Vai se chamar Vampira a nova "musa" da Bandeirantes, que já produziu os personagens Tiazinha, Feiticeira e Internética. Assumidamente trash, Vampira será a apresentadora de sessão de filmes de terror, aos sábados à noite, a partir de outubro.

Cinema
A Band, a partir de outubro, vai exibir sessões temáticas de filmes. Às segundas, serão filmes brasileiros; às terças, de artes marciais; às quintas, de ação; às sextas, de "qualidade" -o primeiro será "O Piano", de Jane Campion. Sem acesso às grandes distribuidoras, como Fox e Columbia, a Band fechou com as independentes nacionais Leda Filmes e Wance.

Cozinha
Entre as novidades de outubro da Band, também está um programa feminino, o "Mulher de Verdade", que irá ao ar das 13h às 15h. O diretor será L.P. Simonetti (ex-"Mais Você", da Globo).

Popular
A TV Gazeta propôs a Cátia Fonseca, que está na geladeira da Record, um programa nos finais de semana. Para Leão Lobo, do "Mulheres", a emissora estuda um programa de fofocas e variedades, enquanto se serve uma feijoada.

Traço
O horário eleitoral tem sido o maior Ibope da TV Cultura entre 20h e 22h. Dá 2 pontos de média (160 mil telespectadores).



Texto Anterior: José Simão: Ostrália Urgente! Vamos ganhar medalha de ovo!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.