São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Ação da MTV derruba 'monopólio' do Ecad

Gianne Carvalho/TV Globo
ABACAXI
Luciano Huck grava o "Caldeirão" que a Globo exibe amanhã caracterizado de Chacrinha, que, se vivo, estaria fazendo 85 anos; autêntica, a buzina foi cedida pela família de Chacrinha


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Sentença do juiz Pedro Freire Raguenet, da 19ª Vara Cível do Rio de Janeiro, libera a MTV de pagar direitos autorais ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
A decisão reconhece a prática de monopólio por parte do Ecad, ao fixar tabelas de preços e exigir da TV autorização prévia para executar músicas, e permite à MTV pagar direitos autorais pela execução de obras fonográficas em sua programação diretamente a artistas, gravadoras ou editoras.
A sentença só poderá ser aplicada após transitar em julgado, e o Ecad irá recorrer dela. Mas é um marco. A MTV é a primeira emissora a ter liberdade de negociar diretamente com artistas o pagamento de direito autoral.
Desde 99, as emissoras travam batalhas jurídicas com o Ecad. Naquele ano, o Ecad fixou taxa de 2,55% sobre o faturamento das emissoras a ser pago ao órgão, que arrecada e repassa a associações, que por sua vez transferem parte dos valores aos artistas. Antes, o valor pago pelas TVs era de cerca de 0,6% do faturamento.
Globo, SBT, Record e CNT, após derrotas judiciais, estão pagando os 2,55%. A Band está depositando em juízo. A MTV não depositou em juízo. Sua dívida seria de cerca de R$ 2,5 milhões.
O Ecad contesta a sentença, que considera "obscura" e "confusa". Diz que sua atividade é prevista em lei federal e reconhecida pelo Superior Tribunal de Justiça.

OUTRO CANAL

Grade
A TV Cultura está fazendo estudos para mudar sua programação. A mesa-redonda esportiva "Cartão Verde", exibida aos domingos, pode passar para as noites de segunda-feira.

Alternativa 1
Na Record, o "Terceiro Tempo", de Milton Neves, será transmitido aos sábados em duas ocasiões, nos dias 5 e 26 de outubro, vésperas de eleições. Um dos motivos é que nos domingos 6 e 27 a programação será ocupada pela cobertura das eleições.

Alternativa 2
O outro motivo é até mais forte. O "Terceiro Tempo" é um dos campeões de anúncios da emissora. Tem cinco intervalos de mais de cinco minutos e sete merchandisings.

Debandada 1
O anúncio da parceira da Traffic com a Band pelo campeonato espanhol está sendo interpretado como um prenúncio do fim do acordo da agência de marketing esportivo com a Record.

Debandada 2
A amigos, J. Hawilla, dono da Traffic, disse que irá romper com a Record no final deste ano. A principal razão: está arcando com prejuízo de cerca de R$ 3 milhões por mês com o futebol na emissora.

Veneno
Clodovil Hernandes assinou contrato nesta semana com a Rede TV!. Ele será a principal estrela de um programa feminino matinal que deve estrear em novembro.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Segundo Turno! Sou Lula desde Garotinho!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.