São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2005

Texto Anterior | Índice

Ator, que interpretava Maxwell Smart na série de TV da década de 60, teve infecção pulmonar

Don Adams, o "Agente 86", morre aos 82

DA REPORTAGEM LOCAL

O ator e comediante Don Adams, que interpretou o espião Maxwell Smart na série televisiva "Agente 86", morreu na noite de anteontem aos 82 anos, vítima de uma infecção pulmonar, segundo informou ontem às agências internacionais seu amigo e empresário Bruce Tufeld.
Adams estava internado no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles (EUA). O ator havia quebrado o quadril há cerca de um ano e sua saúde declinara desde então.
Na famosa série de TV, criada pelo humorista e diretor Mel Brooks, o ator interpretava o desastrado agente 86, uma paródia do James Bond, de Ian Flemming. Empregado da agência secreta federal Control, Maxwell Smart combatia seus antagonistas do Kaos. Famoso pelas explicações que usava quando suas histórias não convenciam seu chefe ou os vilões, a frase com que as introduzia -"Would you believe...?" (você acreditaria se eu dissesse...?)- se tornou um bordão nos Estados Unidos.
O personagem também era conhecido por derrubar as mais variadas coisas na mesa de seu chefe Thaddius (quando não no próprio), interpretado pelo ator Edward Platt. Seu pedido de desculpas - "Sorry about that, chief" ("desculpe por isso, chefe")- também entrou para o vocabulário norte-americano.
Os apetrechos de espionagem que Smart usava na série, sátiras da aparelhagem elaborada e futurística dos filmes de 007, também ganharam popularidade -especialmente o sapato-fone, um telefone que ficava imbutido em seu calçado, espécie de antepassado dos celulares.
"Agente 86" ("Get Smart", no original) estreou em 1965 nos Estados Unidos e venceu duas vezes o Prêmio Emmy, o mais importante da televisão norte-americana, como melhor série cômica. Don Adams levou o prêmio três vezes, escolhido como melhor ator de comédia.
Adams nasceu em Nova York em 13 de abril de 1923, com o nome de Donald James Yarmy. Casou-se e se divorciou três vezes, tendo sete filhos. Seu outro trabalho de destaque foi a dublagem original do Inspetor Bugiganga, personagem do desenho animado homônimo.
No papel do agente Maxwell Smart, o ator voltaria a aparecer três vezes após o fim da série: em 1980, no filme "The Nude Bomb"; em 1995, no revival de "Agente 86" que teve apenas sete episódios na Fox; e numa série de comerciais canadenses para um serviço de telefonia de longa distância, a partir de 1999.
Em entrevista para a imprensa norte-americana em 1965, Adams definiu seus propósitos como ator. "Não quero mudar a maneira como o mundo pensa. Meu objetivo é fazer as pessoas rirem. Seria hipócrita dizer que não gostaria de ser reconhecido, mas não a qualquer preço."


Texto Anterior: Cinema: "O Jardineiro Fiel" tem sessão gratuita em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.