São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Ator de "Mutum" vai pela primeira vez ao cinema

DA ENVIADA AO RIO

Anteontem, na primeira vez em que Thiago da Silva Mariz, 12, entrou num cinema, foi para ver a si mesmo na tela. Morador de Capivara (MG), um dos 93% de municípios brasileiros que não têm salas de cinema, Thiago foi escolhido pela diretora Sandra Kogut para protagonizar seu primeiro longa de ficção, "Mutum", exibido no Cine Palácio, no Rio.
"Mutum", que adapta o universo descrito por Guimarães Rosa em "Campo Geral", compete pelo troféu Redentor de melhor filme brasileiro do Festival do Rio. Ao apresentar Thiago à platéia, Kogut disse não conseguir "sequer imaginar a sensação de descobrir o filme e o cinema ao mesmo tempo e, como se não bastasse, no dia do aniversário dele".
Ontem, Thiago voltou para sua cidade, achando "bonito" o filme. Estudante da sexta série, não faz planos de investir na carreira de ator, a menos que receba convites. "Aí, aceito", diz. Thiago empresta seu nome ao protagonista, um garoto que tenta ajustar seu olhar (com miopia não-diagnosticada) à paisagem do sertão.
O longa foi exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes, em maio, com boa acolhida de pú- blico. (SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: Longa estréia dia 12/10 com 230 cópias
Próximo Texto: Ciclo destaca novo cinema italiano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.