São Paulo, Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIAC
Ruth Escobar se queixa da desvalorização do real no orçamento da mostra, que neste ano reúne dez grupos
Cultura cigana domina festival em 99


free-lance para a Folha

Durante os próximos 13 dias, a cultura cigana dá as cartas em São Paulo. São dez atrações no 8º Festival Internacional de Artes Cênicas (Fiac).
A empresária Ruth Escobar, 64, calcula em R$ 1,8 milhão o custo do evento. Ela se queixa da desvalorização do real. "Cerca de 30% dos gastos estão orçados em dólar", afirma.
Co-realizador do festival, o Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc) concentra as atrações em suas principais unidades (Carmo, Santo Amaro, Interlagos e Itaquera receberão espetáculos gratuitos, a maioria ao ar livre).
A companhia espanhola Yerbabuena, liderada pela bailarina de flamenco Eva Garrido García, é o destaque da segunda noite do evento, amanhã.
Em seguida, da região dos Bálcãs, precisamente da Macedônia, vem a Kocani Orkestar, regida pelo maestro Naat Veliov, que introduz uma certa modernidade ao repertório tradicional balcânico.
Os músicos da Koumpaneia Kostas Xalkias moram num vilarejo nas montanhas do Epiro (noroeste da Grécia) e são responsáveis pela animação de festas religiosas e populares.
Canções medievais e inflexões vocais reminiscentes dos ciganos da Índia fazem parte da música do grupo Taraf de Haidouks, da Romênia.
Os "verdadeiros cantos de origem cigana" constituem a base do conjunto Kek Lang, da Hungria. Seus integrantes pertencem à tribo Lavaris, na Planície de Puszta (a 300 km de Budapeste).
Autor da trilha-sonora do filme "Underground - Mentiras da Guerra" (1995), de Emir Kusturica, o músico Goran Bregovic, nascido em Sarajevo, participa do 8º Fiac acompanhado de uma orquestra de músicos da Sérvia, Bulgária e Polônia.
O compositor Wagner Tiso, descendente de ciganos, é o único artista brasileiro escalado na programação. VALMIR SANTOS


Texto Anterior: Músicos se dividem em castas
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.