São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Fita repete clichês tropicais

TIAGO MATA MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Sabor da Paixão" é, como se pode adivinhar, a visão turística clichê que os estrangeiros guardam do Brasil. Visão que consagra aquele enganoso ideal de felicidade da cultura baiana já denunciado -não sem certa intolerância e dogmatismo-, por Sérgio Bianchi, em "Cronicamente Inviável". O velho exotismo tropical numa afável roupagem multiculturalista.
O que interessa aqui é o Brasil sensual. É a partir do sexo que se definem os protagonistas/estereótipos do filme: o cafajeste (Murilo Benício, o bofe nacional), a "garota de Ipanema" (Penélope Cruz, a gata almodovariana) e o travesti (Harold Perrineau).
O tema do filme é a falência do latin lover diante da emancipação feminina. Cruz é uma baianinha que, cansada de ser explorada pelo maridão (Benício), resolve dar o perdido, indo para San Francisco, onde mora um amigo, o travesti Monica. Lá, faz valer o encanto da mulher brasileira, apresentando um programa culinário em que ela é o prato principal.
Para reconquistá-la, Benício deverá se dar conta que, hoje em dia, a mulher é quem está por cima. O marido também terá que enfrentar tanto a concorrência americana quanto os feitiços de Iemanjá, mistura de ingredientes que revela o quão indigesta poderia ser essa salada globalizada se já não estivéssemos imunizados.
Atores nacionais interpretando estrangeiros, atores estrangeiros interpretando brasileiros. A língua oficial, é claro, não poderia deixar de ser o inglês, mas o português surge de quando em vez, como categoria, para fazer rir, reportando a Carmem Miranda e à política da boa vizinhança.
Culturalmente, já não há fronteiras. Os americanos nos engoliram há muito e, de olho no mercado latino, fazem o favor de nos revelar o papel a que estamos destinados: o turismo sexual. De resto, é um filme cuja simpatia corresponde à fama de nosso povo. Está, portanto, destinado a fazer sucesso no Brasil. Afinal, os clichês que os estrangeiros guardam do país são constantemente reproduzidos por aqui.

Sabor da Paixão
Woman on Top
  
Direção: Fina Torres
Produção: EUA, 1999
Com: Murilo Benício e Penélope Cruz
Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco, Jardim Sul e circuito



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Clint Eastwood manda vovôs para o espaço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.