UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA

Bailarino francês mostra três espetáculos em SP

Performances exploram imagens de transformação de corpos

KATIA CALSAVARA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um corpo desfigurado e reconstituído, passo após passo. Como se pudesse ter domínio total de suas articulações e músculos e até mesmo do tamanho de seus pés e pernas, o bailarino francês Alain Buffard, 43, apresenta três performances em que explora imagens de transformação de corpos.
Em "Good Boy", que será apresentado hoje, no Sesc Consolação, um homem nu encara o público e se embala em um saco de lixo. Criado em 1998, o espetáculo é inspirado em visitas do bailarino a hospitais de Paris, em um tipo de protesto pelas pessoas enfaixadas, vestidas com fraldas e tratadas como bebês nesses ambientes.
Agora imagine um corpo feito de massinha de modelar. Em "INtime/EXtime" dois bailarinos remodelam um terceiro como se deslocassem massas de gordura para qualquer parte do corpo dele. O surpreendente resultado visual se dá apenas com o uso de uma malha preenchida por pequenas bolinhas de espuma. As mesmas que depois vão grudar nos bailarinos nas cenas de "More et Encore". "O movimento em si não faz sentido para mim. Nesse espetáculo, eu procuro mostrar como um corpo pode pertencer a outro e ser explorado", diz.
Buffard começou a dançar no Centro Nacional de Dança Contemporânea d'Angers, na França, em 1978. O artista também trabalha como curador de exposições de arte contemporânea e hoje, após a apresentação de "Good Boy", participa de bate-papo com o público.


PERFORMANCES DE DANÇA. Quando: hoje ("Good Boy") e amanhã ("INtime/ EXtime" e "More et Encore"), às 21h, no Sesc Consolação - teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 3234-3000). Quanto: de R$ 10 a R$ 20.


Texto Anterior: Cinema 3: Nova diretoria da Apaci toma posse hoje
Próximo Texto: Evento: "O Vício" é tema de discussão da série "Diálogos Impertinentes"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.