São Paulo, terça, 27 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

Bossa nova
Esta caixa reúne quatro discos de bossa nova gravados ao vivo de 1964 em diante no teatro Paramount de São Paulo, então apelidado "o templo da bossa". O desfile contempla sete entre dez estrelas da bossa: Nara Leão, Zimbo Trio, Alaíde Costa, Oscar Castro Neves, Toquinho, Chico Buarque, Edu Lobo, Marcos Valle, Elis Regina, até Jorge Ben. Documentos históricos, não muito mais.
(PAS)


Chico Buarque
Na caixa da RGE dedicada a Chico Buarque, quase não há novidade. Ela reúne os três primeiros LPs do artista, já relançados há pouco em CD, de forma avulsa. O que há de "novo" é a versão em CD de "Chico Buarque de Hollanda na Itália", gravado em Roma, todo em italiano. "A Banda" vira "La Banda", e assim por diante. Como Chico nunca foi propriamente um caça-níqueis, "Carolina" e "Pedro Pedreiro" escapam de soar ridículas em italiano. (PAS)

Jorge Aragão
O sambista Jorge Aragão fecha a tampa das caixas RGE em quatro discos lançados originalmente entre 1986 e 1993. Embora afeito ao samba de raiz, Aragão na maior parte do tempo não faz jus aos nomes inquestionáveis do gênero. Os dois títulos dos 80 obedecem a esquemas mais ou menos rígidos do samba e do pagode de nata, mas nos dos 90 seu Jorge não escapa da sanha diluidora do pós-pagode mauricinho. Não valia uma caixa. (PAS)


Ultramen
Entre o surgimento no Rio Grande do Sul e a chegada ao Brasil foram sete anos. "Ultramen" (Rock It!/Universal), da banda gaúcha homônima, figura entre os melhores discos brasileiros de estréia de 98. Hip hop, hardcore e uma embriaguez de soul e funk à Jorge Ben, Tim Maia e Funkadelic são balsâmicos, apesar de arestas a serem limadas -afora a presença de Pedro Luís, a mando da gravadora, em "Vou a Mais de 100", como chamariz comercial. (MN)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.