São Paulo, terça, 27 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre aos 73 a cozinheira e apresentadora Ofélia Anunciato

da Reportagem Local

A cozinheira Ofélia Anunciato, apresentadora de programas de culinária na televisão brasileira desde 1958, morreu às 3h de ontem, no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
A morte foi decorrência de um infarto do miocárdio ocorrido há duas semanas. Durante esse período, Ofélia ficou internada na UTI do hospital. Ela completaria 74 anos no dia 27 de dezembro.
Ofélia apresentava sua "Cozinha Maravilhosa" na TV Bandeirantes desde 1968. No entanto, começou sua carreira aos 20 anos, convidada pelo dono do jornal "Tribuna de Santos", para o qual escrevia a coluna "Um Docinho para Mamãe".
Em 11 de fevereiro de 1958, fez sua estréia na televisão, apresentando suas receitas pela primeira vez numa TV santista das Organizações Victor Costa.
Seis meses depois, foi contratada pela TV Tupi, sob a direção de Abelardo Figueiredo, onde ficou por dez anos, até levar suas receitas para a Bandeirantes.
A partir de janeiro, ela reduziu suas aparições no ar para três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, às 10h10, no programa "Dia-a-Dia".
Nesses 40 anos, Ofélia recebeu vários convidados, entre eles chefs de restaurantes como o Fasano (Luciano Boseggia), Andrade (Manuel Andrade) e La Vecchia Cuccina (Sérgio Arno).
Nas terças-feiras, era substituída por Selva Fierro, com a "Cozinha Maravilhosa Light", e, às quintas-feiras, Rosângela Scaquetti apresentava a "Cozinha Maravilhosa Prática".
Segundo a emissora, há programas inéditos gravados, mas ainda não foi decidido se eles irão ao ar. A Bandeirantes também não decidiu se o quadro continuará.
Autora de 14 livros de culinária, que passaram pelas cozinhas brasileira, portuguesa e italiana, Ofélia recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Produção Editorial com "Ofélia, o Sabor do Brasil" (editora Melhoramentos).
O livro também foi considerado um dos 13 mais lidos do mundo na última feira do livro em Frankfurt.
O corpo de Ofélia foi velado até as 16h de ontem na Câmara Municipal. Depois, foi levado para Santos, onde seria enterrado, às 20h, no Cemitério Memorial.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.