São Paulo, Sábado, 27 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES
Mostra reúne trabalhos de diferentes áreas culturais sobre o tema
Começa hoje em Fortaleza evento de combate à Aids

free-lance para a Folha


Desde a pop art, nos anos 60, artistas do mundo todo não pararam mais de se apropriar dos refugos da indústria, fossem estes imagens massificadas ou materiais reproduzidos à exaustão. A artista gaúcha Adriana Bertini resolveu utilizar preservativos rejeitados pelo controle de qualidade para fazer arte.
Os tapetes, telas, espelhos, acessórios e objetos que a artista cria a partir de camisinhas fazem parte da 1ª Mostra Nacional de Expressões Artísticas contra a Aids, que reúne, a partir de hoje, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, trabalhos de artistas de diferentes áreas que têm como tema a doença.
A mostra é uma prévia dos eventos nacionais de combate à Aids que acontecem em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A Folha noticiou esta semana que o número de pessoas infectadas pelo HIV no mundo chega a 33,6 milhões, sendo 500 mil no Brasil.
O evento pretende dar visibilidade às formas criativas de enfrentar o preconceito e fatalismo associados à Aids, apostando nas manifestações artísticas como contribuição à conscientização e à convivência solidária entre soropositivos e sociedade.
Durante cinco dias o Dragão do Mar vai sediar eventos nas áreas de música, teatro, literatura, cinema, vídeo, artes plásticas, dança, fotografia e design ligados ao tema e, no dia 1º, as manifestações de luta contra a Aids vão se propagar pela cidade, com eventos em praças públicas, universidades e outros museus.
Após a realização da mostra, o Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social, que está organizando o evento, pretende lançar um catálogo que reúna os registros das manifestações artísticas brasileiras de combate e conscientização sobre a Aids.
Onze grupos de teatro de todo o Brasil vão apresentar peças no evento. Paralelamente à mostra, ocorrerá em Fortaleza o 3º Encontro Estadual de Teatro de Rua Contra a Aids, que tem por objetivo montar espetáculos educativos que abordem a prevenção.
Um dos espetáculos que vão ser apresentados é "Quem Dá a Primeira Pérola?", da trupe pernambucana Loucas de Pedra Lilás, que percorre escolas, feiras, mercados populares, terminais rodoviários e aeroportos para transmitir sua mensagem sobre a importância da ética nas relações amorosas.
São Paulo contribui com a participação da Cia. Viramundo, que apresenta a peça "Crácula, um Vampiro em Tempos de Aids", sobre um casal de vampiros preocupado em obter sangue nos dias de hoje, em contraponto a um casal de namorados discutindo o uso de preservativo.
Na noite de 1º de dezembro, o grupo Mestre Ambrósio toca no encerramento. O Centro Dragão do Mar fica na praia de Iracema, em Fortaleza (CE). Outras informações sobre a Mostra podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/85/281-7799, do Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social.


Texto Anterior: Televisão: Canal Sony exibe a minissérie "The '60s" em dezembro
Próximo Texto: Teatro: Denise Stoklos dá curso no Sesc
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.