São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MULTIMÍDIA
"NYT" diz que Brasil está "deslumbrado" com possível Guggenheim no Rio
O jornal norte-americano "New York Times" publicou no último sábado que os brasileiros estão "deslumbrados" com a possível instalação de uma filial do Museu Guggenheim no Rio de Janeiro. A diretoria da instituição veio ao Brasil para escolher o primeiro posto em um país em desenvolvimento. Segundo o jornal, "líderes do país com olhos arregalados estão de braços e bolsos abertos" para essa sucursal.
Comandada por Thomas Krens, diretor da instituição, a visita passou por quatro cidades para definir possíveis filiais: Rio, Curitiba, Recife e Salvador.
Para Krens, há "um genuíno e duradouro interesse da parte do Guggenheim de se envolver mais com a cultura na América do Sul".
O "New York Times" ressaltou ainda um comentário do arquiteto Frank O. Gehry, que desenhou o Guggenheim em Bilbao (Espanha) e acompanhou Krens na viagem ao Brasil: "Como o designer admiravelmente notou, uma das coisas mais impressionantes no Rio é o modo com que a cidade acabou se instalando na paisagem". (DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


PERSONALIDADE
Dario Fo pode ser candidato à prefeitura
O Prêmio Nobel de Literatura de 1997, o dramaturgo Dario Fo, 74, pode ser o candidato da esquerda à Prefeitura de Milão (norte da Itália) nas próximas eleições municipais. O ator e autor teatral confirmou sua "disponibilidade" para encabeçar uma coalizão de oposição ao atual governo se o seu nome for consenso no partido. A idéia foi sugestão da redação do jornal esquerdista "Diario della Settimana", segundo afirmou seu diretor, Enrico Deaglio. Dario Fo primeiramente rio, mas depois não rechaçou a proposta. (DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


DIÁLOGOS
Série discute período pós-moderno
A série "Diálogos Impertinentes" apresenta amanhã, às 22h, o debate "A Pós-Modernidade" no Teatro de Arena do Tuca (r. Monte Alegre, 1.024). Participam o professor José Teixeira Coelho, da Escola de Comunicações e Artes da USP, e diretor do MAC, e Márcio Seligmann-Silva, professor de teoria literária e literatura comparada na Unicamp. O evento é gratuito, basta comparecer ao local. A série é promovida pela Folha, pela PUC e pelo Sesc.


HISTÓRIA DA ARTE
Romantismo vira tema de palestra
A Folha e a Escola do Masp promovem na próxima quarta-feira palestra sobre "Romantismo e Realismo na França". O palestrante será o professor Luiz Dantas, da Escola do Masp e da Unicamp. A conferência integra ciclo de palestras sobre história da arte que teve início no último dia 6. O evento, gratuito, será às 19h30, no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar). Reservas pelo tel. 0/ xx/11/ 3224-3473, das 14h às 17h.




Texto Anterior: CCBB será inaugurado em 2001
Próximo Texto: Barbara Gancia: E o troféu Imprensa-do vai para...
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.