São Paulo, terça-feira, 27 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Léo Lemos/TV Globo
DEBORAH EVELYN ENTRA EM ‘DESEJO’ Cássio Gabus Mendes e Deborah Evelyn gravam cena de ‘Desejo Proibido’; em dezembro, a atriz entra na novela das seis, no papel da governanta de Trajano (Mendes)

‘Duas Caras’ tem ibope de novela das sete

A novela das oito da Globo, "Duas Caras", registra audiência que a emissora considera ideal para as tramas das sete. Até sábado, sua média era de 37,44 pontos na Grande SP.
Se não reagir a partir de janeiro (a tendência, em dezembro, é de mais queda), "Duas Caras" poderá entrar para a história como a menor audiência da faixa das 21h da Globo na década. Sua média até agora é inferior à final de "Esperança" (2002), que marcou 38 pontos.
Os 37,44 pontos dos primeiros 48 capítulos colocam "Duas Caras" atrás de três novelas das 19h desta década: "Uga Uga" (2000, 37,9 pontos), "Da Cor do Pecado" (2004, 43,1) e "Cobras & Lagartos" (2006, 38,2). A novela perde até para uma das seis, "Alma Gêmea" (2005), que teve média de 38,6 pontos.
A cúpula da Globo não considera "Duas Caras" um fracasso. Mas sua relativa baixa audiência é apontada como a principal causa do pedido de "afastamento" do autor, Aguinaldo Silva.
Silva é visto na Globo como um autor que exige muito de si mesmo. Antes de "Duas Caras", ele escreveu "Senhora do Destino", recordista de audiência na década, com 50,4 pontos. Estaria agora frustrado.
O novelista já passou por um desses extremos. "Suave Veneno" (1999) também não passou dos 38 pontos. Na época, Silva enfrentava o auge de Ratinho no SBT. Hoje, seus "inimigos" são a queda nas TVs ligadas e a ascensão da Record.

NOVA MÍDIA A novela sobre o "afastamento" de Aguinaldo Silva de "Duas Caras" não tinha, até o início da tarde ontem, aumentado a audiência do blog do autor. Silva era o quarto mais acessado dos "diários" do "Blog Log". Perdia para Carolina Dieckmann, Bruno de Luca e José de Abreu.

OUTRO LADO Sobre a coluna de ontem, a Globo afirma, oficialmente, que desconhece negociações entre José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e o SBT. Diz também que a programação de 2008 ainda não foi avaliada pela direção. E nega, com dados de outubro, que seus programas matinais estejam perdendo para a Record. A coluna se referia a dados da semana passada (o "Fala Brasil" venceu a Globo em três dias, e o "Hoje Em Dia", em um).

XÔ, AXÉ! A Band não investirá na virada deste ano em shows em Salvador nem na transmissão ao vivo do Réveillon na avenida Paulista, como fez nos últimos anos _o que já era quase uma tradição. Dedicará três horas a shows sertanejos, que dão mais audiência e retorno financeiro.

ALERTA 1 O "Domingão do Faustão" registrou anteontem sua menor audiência no ano: 14,8 pontos na Grande São Paulo. A média de novembro é de 16,4 pontos, a mensal mais baixa desde 2000, o que contrasta com os 23,6 de abril último.

ALERTA 2 Anteontem, o "Domingão" perdeu durante 15 minutos para o "Show do Tom", 18 para o "Domingo Espetacular" e seis para o "Domingo Legal".


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Quero ser xingado pelo Chávez!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.