São Paulo, terça-feira, 27 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo prédio teve projeto premiado

DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto arquitetônico do Instituto de Arte Contemporânea também é um dos diferenciais do museu.
Assinado pelo escritório paulistano Una Arquitetos, foi exibido na Bienal de Arquitetura de Veneza e premiado na Bienal de Arquitetura de São Paulo.
Entre os destaques, estão a estrutura metálica que é separada dos antigos alicerces de alvenaria, uma sala expositiva com luz natural e a abertura de duas praças, uma no nível da rua Maria Antonia e outra mais baixa.
"Em São Paulo, é difícil conquistar um espaço livre e público, como acontece nesse projeto. Tivemos de destruir várias emendas e "puxadinhos" para que o melhor do prédio antigo aparecesse novamente", explica o arquiteto Fábio Valentim.
O projeto também visou a preservação da fachada art déco do prédio, onde funcionou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, instalada em 1949. No local, em 1968, houve conflito entre estudantes do Mackenzie e da USP.


Texto Anterior: Exposição estabelece diálogos entre gerações e com nomes estrangeiros
Próximo Texto: Ambiente: Cultura traz "reflexão" sobre o clima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.