São Paulo, sexta, 27 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Napumoceno' faz comédia à brasileira

da Equipe de Articulistas

Imagine uma daquelas minisséries da Globo (ou filmes de Bruno Barreto, tanto faz) baseadas em obras de Jorge Amado.
O filme "O Testamento do Senhor Napumoceno" é muito parecido com o que você imaginou, embora: 1) seja baseado em romance do cabo-verdense Germano Almeida; 2) o diretor seja um português (Francisco Manso); 3) o cenário natural seja Cabo Verde.
No mais, o enredo folhetinesco, o tratamento cômico e brejeiro, as morenas sestrosas, a beleza da paisagem, tudo lembra o universo Jorge Amado/Sônia Braga/Bahia.
A acentuar ainda mais a familiaridade, o roteiro é de Mário Prata e o elenco é majoritariamente brasileiro: Nelson Xavier, Chico Diaz, Maria Ceiça, Zezé Motta, Milton Gonçalves, Via Negromonte etc.
A própria estrutura narrativa, em dois tempos, lembra muitas obras de Jorge Amado.
No presente, após a morte do bem-sucedido comerciante Napumoceno da Silva Araújo (Xavier), seu sobrinho Carlos (Diaz) ouve fitas gravadas pelo defunto, dando conta de seu passado.
Os episódios revelados pelas fitas vão sendo apresentados em flashbacks. Acompanhamos passo a passo a ascensão financeira de Napumoceno, seus golpes, seus casos amorosos etc.
De um desses casos, com uma mulher pobre, nasceu uma filha ilegítima do comerciante, Graça (Maria Ceiça), hoje com 25 anos.
Todo o interesse da ação "presente" vem das relações ambíguas de Carlos com essa prima surgida do nada. Por um lado, ela é sua rival na disputa pela herança do velho; por outro, é uma mulata irresistível, sobretudo se lembrarmos que Carlos herdou a luxúria do tio.
Sem grandes pretensões estéticas, "O Testamento do Senhor Napumoceno" é um filme, no mínimo, agradável, com seu humor malicioso, seu elenco competente, suas paisagens paradisíacas e a música de Cesária Évora (que dá uma "canja" em cena).
Primeira co-produção Brasil/ Portugal/Cabo Verde, o filme venceu no ano passado o Festival de Gramado.
(JGC)
²
Filme: O Testamento do Senhor Napumoceno Produção: Portugal/Brasil/Cabo Verde, 1997 Direção: Francisco Manso Com: Nelson Xavier, Chico Diaz, Maria Ceiça, Zezé Motta Quando: a partir de hoje, nos cines SP Market 5 e Estação Vitrine



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.