São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO


Ana Ottoni/Folha Imagem
BRINCADEIRA DE PAPEL Maria Regina Mangini faz coisas com papel muito mais inusitadas do que qualquer dobradura: ela inventou tecidos com fios de papel e, com isso, botou a cachola para quebrar: criou biombos, provadores de lojas e até roupas; um de seus modelos está em exposição na Pinacoteca do Estado
A hora do jogo
O que sentem os jogadores compulsivos antes, durante e depois de jogar? Para entender a fissura de quem não resiste a um bingo, a uma maquininha de videopôquer ou a apostar nos cavalos, a psicóloga Maria Paula Tavares de Oliveira entrevistou 217 pessoas que costumam jogar.

No primeiro grupo estavam 46 viciados em jogo que frequentam um ambulatório de tratamento, coordenado pela psicóloga; no segundo, 75 prováveis viciados, e a terceira turma era de 96 jogadores sem compulsão. A psicóloga, então, avaliou as oscilações de humor de cada grupo por meio de um questionário. Os compulsivos têm reações similares aos viciados em droga: expectativa antes, euforia quando ganham e depressão quando perdem.

Maria Paula já havia defendido uma tese sobre os jogadores, mas agora procura entender o que acontece com eles. As mulheres jogam mais por solidão e depressão. Os homens são mais competitivos.

COFRINHO
No último dia 23, Nicéa Camargo (ex-Pitta) comemorou 55 anos com um jantarzinho regado a Möet et Chandon. O aniversário ajudou a refazer o seu cofrinho. Ela ganhou jóias de presente das irmãs Solange, Nícia e Jacy.

Nada mais, nada menos que um relógio francês de ouro branco Boucheron, uma pulseira de ouro e um jogo de colar e brincos de pérolas.

A ex-primeira dama diz que, até o mês passado, vendia e empenhava as suas jóias para se manter. Em dezembro, começou a receber uma pensão de R$ 5.000, que ainda é provisória. Ela acha pouco.

DAMA DE OURO
No seu aniversário, Nicéa arriscou uns passos de xaxado sob os olhares atentos dos filhos Roberta e Victor, que continuam rompidos com o pai, o prefeito Celso Pitta. Para 2001, a ex-primeira-dama planeja encarar um vestibular de direito e fazer trabalhos voluntários.

Por não ter curso superior e pela idade, a ex de Pitta nem cogita um emprego de verdade.

PROVA FINAL
A nova Lei de Diretrizes Orçamentárias acabou com o "jeitinho brasileiro" de permitir que os cofres da União liberassem parcelas do Orçamento sem que o mesmo estivesse aprovado.

Se o Congresso não aprovar o Orçamento Geral da União de 2001 até o dia 31 de dezembro, haverá dinheiro para pagamento de pessoal, mas não vai sobrar nada para custeio de hospitais e outros serviços.
AGATHA CHRISTIE
Vencedor do Booker Prize deste ano, o livro "The Blind Assassin", da canadense Margaret Atwood, será lançado em 2001 no Brasil. Margaret é saudada pela imprensa britânica como a "primeira-dama das letras" e mistura em seu novo livro colunas de fofoca dos anos 40, obituários, hotéis de luxo e belezocas de olhos de topázio em sutiãs cônicos e microssaias de metal.
CASA ROSA
Thereza Collor inaugura hoje, na sua casa de Maceió, o espaço de festas Casa Turquesa. É a primeira vez que ela faz uma grande festa desde a morte de Pedro Collor.

Alguns vizinhos torcem o nariz, mas a bela morena segue na empreitada.
MUDANÇA DE HÁBITO
Madonna, que já falou mal do papa e fez coisas pouco católicas em videoclipes, está outra depois de casada com Guy Ritchie. Ao lado do marido e dos amigos Sting e Trudie Styler, a "material girl" foi à missa no Natal numa igrejinha do vilarejo de Wilsford-cum-Lake.

O quarteto cantou músicas natalinas junto com o coral da igreja.

CURTO-CIRCUITO


O tradicional restaurante Marcel, há 45 anos em São Paulo, levou seus famosos suflês para Fortaleza. A nova filial cearense fica no hotel Holiday Inn. A designer Baby Gras está com sua exposição itinerante "Entre Linhas" em Ilhabela. Seus quadros estarão até o dia 23 no Espaço Cultural do Café Mix. Depois de muitas festinhas, o Renaissance Costa do Sauípe Resort recebe seu primeiro hóspede de verdade: é o advogado Márcio Kayatt. O Casa Grande Hotel do Guarujá inventou um réveillon à moda atlântica: a festa "Odisséia no Fundo do Mar", com comidinhas do Buffet França.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Da rua - Fernando Bonassi: Relatório de sinistro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.