São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


A nossa flor do pântano

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lembro-me da experiência de ver "Terra em Transe" (Canal Brasil, 17h30) naquela cópia lançada pela Globovideo, com rolos trocados, que tornava mais caótica a história contada em flashbacks pelo personagem agônico. Ali estava uma obra-prima, que se fez como o melhor filme da história do cinema nacional quando revisto na montagem correta.
Glauber Rocha usava recursos modernos, rascunhando em 1967 algo do tropicalismo e do cinema marginal, para falar de Paulo Martins, que, metralhado, tombando à morte, tenta menos encontrar um fio narrativo de sua vida política e mais sobre o próprio país. A ironia é que se hoje, nesse cada um por si, não temos mais um projeto estético deste quilate, ainda temos o mesmo Brasil imerso em agonia política.

TV ABERTA

Sherazade - 1001 Noites
Record, 14h.
(Sheherazade - 1001 Nuits). França, 1990, 94 min. Direção: Phillipe de Broca. Com Catherine Zeta-Jones, Gérard Jugnot. Fugindo do vizir de Bagdá, Sherazade (Catherine Zeta-Jones) topa com uma lâmpada e, ao acendê-la, liberta Jimmy Genious, que lá estava aprisionado. Juntos, eles vão à aventura. Zeta-Jones como Sherazade não deixa de ser um achado, e De Broca é um diretor digno.

Nossa Querida Babá
Globo, 15h50.
(Au Pair). EUA, 1999, 96 min. Direção: Mark Griffiths. Com Gregory Harrison, Heidi Noelle Lenhart. Jovem tem de conquistar o coração dos filhos de um milionário em viagem, para conviver com eles. De passagem, seduzirá também o milionário. Uma outra noviça rebelde?

60 Segundos
SBT, 22h30.
(Gone in 60 Seconds). EUA, 2000. Direção: Dominic Sena. Com Nicolas Cage, Angelina Jolie, Robert Duvall. Ladrão de automóveis aposentado (Cage) tem de voltar à ativa para ajudar o irmão, ameaçado por mafiosos. Além de armar o golpe, o ex-ex-ladrão terá de evitar o xerife que há séculos busca prendê-lo. Ou: Dominic Sena abandona os grandes ares de "Kalifornia", mas no lugar não vem nada.

Intercine
Globo, 1h40.
Para terça-feira, o espectador é chamado a optar entre os dramas "Fim de Caso" (1999, de Neil Jordan, com Julianne Moore, Ralph Fiennes) e "Planos Quase Perfeitos" (1999, de Mike Barker, com Alessandro Nivola, Reese Witherspoon).

Por Favor, Matem Minha Mulher
SBT, 3h15.
(Ruthless People). EUA, 1986, 92 min. Direção: Jim Abrahams, Jerry e David Zucker. Com Bette Midler, Danny DeVito, Judge Reinhold, Helen Slater. O marido DeVito fica feliz da vida quando sua mulher (Midler) é seqüestrada: assim poderá se dedicar melhor à amante. Mas, veremos, os raptores eram mais moles do que ele esperava. E Bette, muito mais durona. Na tela, ótimo casamento entre DeVito e Midler, com os dois muito talhados para os respectivos papéis. Comédia legal.

A Inquilina
Globo, 3h30.
(The Surrogate). EUA, 1995, 88 min. Direção: Jan Egleson/Raymond Hartung. Com Connie Sellecca, David Dukes, Alyssa Milano. Mãe de aluguel descobre-se a horas tantas, vigiada por câmeras de TV. Feito para TV.

Garota Motocross
SBT, 4h30.
(Motocrossed). EUA, 2001, 110 min. Direção:Steve Boyum. Com Alana Austin, Riley Smith. Em vista do acidente sofrido por seu irmão gêmeo, garota se faz passar por ele a fim de disputar corrida de motocross. Para os fãs de esportes radicais. Só para São Paulo. (INÁCIO ARAUJO)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Maldito peru que não acaba!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.