São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Ano Um" e "O Segurança Fora de Controle"

Jack Black e Seth Rogen atuam em comédias opostas

Atores protagonizam filmes de resultados distintos, que chegam ao país no formato DVD, sem passar por cinema

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a maioria das salas de cinema do Brasil reservada a blockbusters e produções nacionais, resta a várias comédias indies pular uma etapa e cair direto no formato DVD. É o que acontece com "Ano Um" e "O Segurança Fora de Controle".
São duas fitas de humor escrachado, mas com estética -e resultados- bem diferentes.
Dirigida por Harold Ramis (do inigualável "Feitiço do Tempo"), "Ano Um" é ambientada na pré-história e traz o espalhafatoso Jack Black ("Escola de Rock", "Nacho Libre") e o indie tímido Michael Cera ("Juno", "Superbad") como dois caçadores mais preocupados em perseguir mulheres e o sono do que animais.
Desastrados, eles são expulsos da aldeia e partem em viagem pelo mundo. Na jornada, conhecem Caim e Abel. Caim, é claro, mata Abel e leva a dupla a mais percalços.
"Ano Um" tem um pequeno problema, que costuma ser fatal às comédias: não tem graça. Suas piadas são insípidas, bobas, e se apoiam quase exclusivamente nas caretas e trejeitos de Jack Black. E Michael Cera, que ganhou fama com o humor indie de Judd Appatow, aqui se mostra perdido.

No shopping
Outra estrela do diretor Appatow, Seth Rogen está mais do que confortável no papel de um segurança de shopping em "O Segurança Fora de Controle".
Se Rogen acostumou-se a dar vida a personagens meio estúpidos que adoram maconha, aqui ele interpreta o histriônico e paranoico Ronnie Barnhard, que faz a ronda em um shopping do meio-oeste norte-americano.
Ele tenta capturar um maluco que invade o estacionamento do local pelado para se exibir para as mulheres. Barnhard é, ainda, apaixonado pela loiríssima Brandi (Anna Faris), uma vendedora de loja que não está nem aí para ele.
Barnhard pretende capturar o maluco para, entre outros objetivos, impor autoridade e ganhar permissão para andar armado. Mas a polícia local tem outros planos.
A investigação é passada para o detetive Harrison (Ray Liotta), que, além de chefiar o caso, conquista a loira Brandi.
Seth Rogen consegue equilibrar com competência os lados autoritário e ingênuo de seu personagem. O diretor Jody Hill, também roteirista do filme, cria situações espetaculares, como a cena em que uma repórter de TV entrevista o personagem de Rogen e deixa de mencionar que ele é chefe de segurança do shopping.
"O Segurança Fora de Controle" não está entre as melhores comédias do ano -não está nem entre as melhores comédias de Seth Rogen-, mas arranca boas risadas graças a um roteiro certinho, a atuações convincentes e às boas piadas que aparecem aqui e ali.


ANO UM
Direção:
Harold Ramis
Com: Jack Black, Michael Cera
Lançamento: Sony
Quanto: R$ 40, em média
Avaliação: ruim
Classificação: 10 anos

O SEGURANÇA FORA DE CONTROLE
Direção:
Jody Hill
Com: Seth Rogen, Ray Liotta
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 40, em média
Avaliação: bom
Classificação: não informada



Texto Anterior: Emissoras investem em novos nomes
Próximo Texto: Black estrela adaptação de Gulliver
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.