São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Índice

CRÍTICA

Disco mostra síntese do que é o rock

DA REDAÇÃO

É bobagem falar bem deste "Don't Worry about Me" apenas por ser uma obra de quem é. Seria como colocá-lo no mesmo saco com alguns discos solo de qualidade mais do que duvidosa de gente como Mick Jagger, Bowie, McCartney e outras figuras.
Este é o disco póstumo de Joey Ramone. Se existe alguém para se "culpar" pelo punk ter existido e acontecido da forma que foi, ele é o homem.
Tudo o que Joey viveu e conheceu de rock está aqui. Mas não pára nisso. Este "Don't Worry..." é ótimo porque, apesar das circunstâncias em que foi gravado, é enérgico, pra cima, bem tocado (no sentido punk) e escrito. Parece o disco de um novato Joey, um Ramones das antigas.
Para sua despedida, o cantor foi buscar referências naquilo que adorava: Stooges, Slade, Beatles, Phil Spector, Kinks, Motorhead, New York Dolls. Está tudo aqui, misturado com os típicos três acordes ramonianos.
Cara boa-praça, simpático, Joey abre o CD com "What a Wonderful World", aquela mesmo, standard jazz imortalizado por Louis Armstrong. Ele a escolheu por ser uma música positiva, otimista, exultante à vida. Era assim que ele se sentia. A outra cover que aparece no disco é "1969", hino pré-punk dos Stooges.
O clima alegre do CD continua com a engraçada "Maria Bartiromo", canção em homenagem a uma repórter de economia de uma rede de TV americana (!).
A doença que vitimou Joey também está aqui, em "I Got Knocked Down (But I'll Get Up)" (Eu fui derrubado, mas vou me levantar). É triste de ouvir, sabendo o que aconteceu, mas Joey não faz lamúrias, faz punk rock.
Joey não está mais aqui para colher os elogios ao disco, que certamente virão, mas ele nunca se importou com isso mesmo. Joey, este sim, era o mestre. (THIAGO NEY)


Don't Worry about Me
    
Artista: Joey Ramone
Lançamento: Sanctuary Records (19 de fevereiro, no exterior)
Onde encomendar: London Calling (0/xx/11/223-5300) e Bizarre (0/xx/11/3331-7933)




Texto Anterior: Grupo entra no Hall of Fame
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.