UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Pequenos Heróis 2
Record, 14h.
  
(Little Heroes 2). 2000, 90 min. Direção: Henri Charr. Com Thomas Garner, Brad Sergi. Uma dupla de cachorros salva um garoto de um sequestro e ajuda a polícia a mandar os criminosos para a cadeia. Lá, eles vão planejar uma vingança.

Passaporte para Paris
SBT, 14h15.
 
(Passport to Paris). EUA, 99, 87 min. Direção: Alan Metter. Com Mary-Kate Olsen, Ashley Olsen. Mãe decide mandar suas gêmeas sapecas a Paris para ver se, em companhia do avô, embaixador dos EUA na França, elas tomam jeito. Inútil dizer no que dará semelhante plano.

Quem Vê Cara Não Vê Coração
Globo, 15h45.
  
(Uncle Buck). EUA, 89, 100 min. Direção: John Hughes. Com John Candy, Amy Madigan. Forçado de repente a viajar, casal tem de abandonar os temores e recorrer ao irmão do marido para cuidar dos sobrinhos. E titio Candy não é sopa: com seu jeito pouco convencional, encanta as crianças bem mais do que os pais gostariam. Enfim, mais uma versão remoçada (e menos inventiva) do "Meu Tio" de Jacques Tati. Candy segura a matinê com honradez.

Esquadrão de Elite
Record, 21h.
 
(Counterforce). EUA, 98, 100 min. Direção: Martin Kunert. Com Michael Rooker, Diane DiLascio. Agente do FBI e uma policial tratam de colaborar, quando constatam que série de massacres de prisioneiros vem sendo patrocinado pela Swat, conhecida tropa de elite, agora a serviço do mal.

Dragon Kid
Bandeirantes, 22h15.
  
(My Father Is a Hero). Hong Kong, 95, 104 min. Direção: Corey Yuen. Com Jet Li, Anita Mui. Agente secretíssimo do governo chinês infiltra-se em organização criminosa e é perseguido pela polícia. As coisas se tornam ainda mais complicadas quando seu filho é usado como isca para prendê-lo.

Um Adolescente em Apuros
SBT, 22h15.
 
(Trojan War). EUA, 97, 84 min. Direção: George Huang. Com Will Friedle, Jennifer Love Hewitt. Garota há muito desejada oferece-se afinal a adolescente. Só que ele precisa conseguir, urgente, e custe o que custar, uma camisinha.

Intercine
Globo, 2h.

A aventura "Resgate Suicida" (80, de Andrew V. McLaglen, com Roger Moore, James Mason) disputa com a ficção científica "The Hidden - O Escondido" (87, de Jack Sholder, com Michael Nouri, Kyle McLachlan).

Heróis por Acidente
Globo, 3h50.
 
(National Lampoon's Senior Trip). EUA, 95, 91 min. Direção: Kelly Makin. Com Mat Frewer, Valerie Mahaffey. Alunos baderneiros de uma escola têm, como castigo, de escrever carta ao presidente. Pior, a carta é bem escrita e eles são convidados a falar em pleno Congresso. Problema: a oposição sabe quem são os garotos e tentará tirar proveito da história. (IA)

O gênio e a gagueira

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Silvio Romero dizia que Machado, seu desafeto literário, era um escritor gago. Leda Tenório da Motta retoma o mote num belo livro chamado "A Crítica Literária Brasileira nos Últimos Cinquenta Anos" (ed. Imago) para ver a gagueira não como defeito, mas como virtude.
Ela é apanágio do grande escritor, ainda que, hoje, seja quase impossível notar tal gagueira, mais visível em Guimarães Rosa, por exemplo. Isso para dizer que "Twister" (TNT, 0h30), de Jan de Bont, é um bom blockbuster a respeito de cientistas que caçam tornados e buscam evitar males maiores. Há boas imagens e bom aproveitamento dos efeitos. A diversão é certa.
Falta-lhe o que, então? A gagueira. Essa espécie de incerteza na escrita, isso que faz o estilo dos melhores cineastas.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Sobremesa Zero! Genoino leva torta na cara!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.