São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPORTE

Romário, 40, ganha homenagem insossa

DA REPORTAGEM LOCAL

Ele é "o cara", um dos jogadores mais importantes da história do futebol, o gênio da pequena área, campeão mundial, eleito melhor jogador do planeta, uma das personalidades mais marrentas do Brasil, um ótimo frasista... o que falta falar sobre Romário?
A julgar pela entrevista que o Sportv exibe amanhã, no dia do 40º aniversário do craque, não falta nada. Nem o próprio Romário parece ter algo de novo a dizer sobre si mesmo ou sobre os principais momentos de sua carreira -a conquista da Copa do Mundo de 1994, sua temporada na Europa, seu começo e retorno ao Vasco, suas fases no Flamengo e no Fluminense, suas polêmicas.
A melhor maneira de homenagear Romário -e os espectadores- não é colocando-o para falar pela enésima vez, mas mostrando seus quase mil gols, jogadas deslumbrantes, arrancadas fenomenais, o tipo de coisa que fez sua fama e que nunca cansa rever. A entrevista com o jogador até intercala algumas exibições de seu talento, infelizmente poucas.
Mesmo assim, as parcas imagens de arquivo fornecem alguns dos melhores momentos do especial. Desde uma foto de Romário criança e surpreendentemente cabeludo até o trecho de uma entrevista do craque na década de 1980, quando era um iniciante no Vasco e encarava a câmera e o microfone com uma timidez e um nervosismo dos quais não restam vestígios atualmente.
Falando, Romário diverte e chama a atenção por sua tradicional franqueza. Assume sua atitude arrogante ("Sempre fui abusado, desde moleque", diz ele), seus fracassos (como a passagem sem títulos de relevo por Fla e Flu) e sua falta de profissionalismo ("Sempre fui jogador de futebol, nunca fui atleta profissional"). (MARCO AURÉLIO CANÔNICO).

Especial - Romário 40 anos
Quando:
amanhã, às 22h, no Sportv


Texto Anterior: Quadrinhos: "O Tico-Tico" ressurge em livro comemorativo
Próximo Texto: Fernando Gabeira: Lamentos de um morador de Ipanema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.