São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série reúne o melhor da fotografia

"Coleção Folha Grandes Fotógrafos", cujo 1º volume chega às bancas no domingo, traz as imagens mais célebres da história

São 14 livros divididos por tema ("Metrópoles", "Guerra", entre outros), com fotos de Cartier-Bresson, Elliott Erwitt, Sebastião Salgado e outros


DA REPORTAGEM LOCAL

Um grande mosaico do melhor da fotografia documental, que revela de forma poética e pontual os caminhos da humanidade durante o século 20, é o mote da "Coleção Folha Grandes Fotógrafos" que terá "Metrópoles", o primeiro dos 14 volumes da série, lançado neste próximo domingo.
Editados por módulos temáticos como "Guerra", "Religiões", "Trabalho" e "Cinema", por exemplo, os 14 volumes da coleção englobam cerca de 320 fotografias realizadas entre os anos de 1930 e 2000 por 33 dos mais importantes fotógrafos documentaristas da história, como Henri Cartier-Bresson, Robert Doisneau, Robert Capa, Elliott Erwitt, Dorothea Lange, Steve McCurry, W. Eugene Smith, além dos brasileiros Sebastião Salgado e Miguel Rio Branco.
Além de pontuar momentos cruciais da história -como a Segunda Guerra Mundial, a Grande Depressão americana, a Revolução Cubana, a ascensão de Mao Tsé-tung na China e o ataque terrorista de 11 de setembro nos EUA-, é possível revisitar também instantes de glamour das estrelas de Hollywood nos sets de filmagens, como Marilyn Monroe, Marlene Dietrich, Joan Crawford e Ingrid Bergman, essa última fotografada pelo seu então namorado Robert Capa, em 1945, que a acompanhava nos estúdios de Los Angeles nos intervalos de suas históricas coberturas de guerras.
Além da obra de grandes profissionais que se infiltraram nas coberturas fotográficas mais relevantes do século passado, a "Coleção Folha Grandes Fotógrafos" faz também um panorama da evolução da linguagem fotográfica ao longo dos últimos 70 anos. As primeiras imagens, da década de 1930, já incorporam a herança das vanguardas estéticas do início do século 20 que sacudiram as artes e o modo de pensar do homem moderno. Enquadramentos mais arrojados, ponto de vista autoral, ângulos que priorizam a harmonização das formas, como nas imagens da escola francesa, encabeçada por Henri Cartier-Bresson, são alguns dos exemplos.
Esse momento coincide também com a invenção da câmera Leica (1925), que, por ser leve, portátil e dispensar o uso de tripé, libertou o fotógrafo para caminhar livremente nas ruas e captar flagrantes como ainda não havia sido possível na história da fotografia. Tal mudança trouxe um grande avanço para o fotojornalismo, que se traduziu, por exemplo, no sucesso estrondoso da "Life Magazine", lançada em 1936 por Henry Luce, para a qual muitas das fotografias incluídas nesta coleção foram inicialmente produzidas.


Texto Anterior: Conexão Pop: Do Boss às Garotas
Próximo Texto: Cinema: Berlim anuncia último filme em competição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.