São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Um Homem Indestrutível
SBT, 15h45.

(I-Man). EUA, 1986, 92 min. Direção: Corey Allen. Com Scott Bakula, Ellen Bry, Joey Cramer. Motorista cujo táxi se choca com caminhão da Nasa aspira por acidente o gás que era transportado pelo veículo da agência espacial. Trata-se de uma substância secreta que o torna indestrutível (explica-se assim o título). Daí para largar a praça e ser convocado pelo governo, é um pulo. Estritamente infantil (explica-se assim tal roteiro).

Porky's Contra-Ataca
Globo, 15h55.

(Porky's Revenge). EUA, 1985. Direção: James Komack. Com Dan Monahan, Wyatt Knight. Às vésperas da formatura, os alunos da escola de Angel Beach novamente aprontam e novamente despertam a ira de Porky Wallace. Terceiro filme dessa série de humor juvenil que carrega as tintas na sexualidade.

Será que Ele É?
Record, 22h.

(In & Out). EUA, 1997, 91 min. Direção: Frank Oz. Com Kevin Kline, Joan Cusack, Tom Selleck, Debbie Reynolds. Ao agradecer um Oscar, ator se refere com especial carinho a um antigo professor, que ele diz ser gay. Bem, é a repercussão disso sobre a vida do pobre homem, que mora numa cidadezinha e nega ser homossexual, que Oz explorará nesta comédia. Vale conferir.

Bala na Cabeça
Bandeirantes, 22h.

(Bullet in the Head). Hong Kong, 1990, 143 min. Direção: John Woo. Com Tony Leung, Jacky Cheung, Wayse Lee. Para escapar de problemas com a máfia de Hong Kong, três amigos fogem para o Vietnã. Não é uma boa idéia: estamos em 1967, a guerra e seus horrores são múltiplos, escapar vivo é um problema, intacto, impossível. Um dos melhores Woo de sua fase de Hong Kong (atualmente, trabalha nos EUA), utilizando um repertório popular para fazer grande cinema.

Fronteira da Liberdade
Bandeirantes, 0h30.

(One Way Out). EUA, 1996, 106 min. Direção: Kevin Lynn. Com Jack Gwaltney, Jeff Monahan, Annie Golden, Robert Turano. Ao sair da cadeia, Frank (Gwaltney) pensa em levar vida pacata, ao contrário de outro companheiro de prisão, Bobby (Monahan, também roteirista). Mas, ao saber que a propriedade do irmão (Turano) havia sido invadida, Frank decide alterar seus planos.

Acerto de Contas
SBT, 1h05.

(Midnight Run Around). EUA, 1994, 89 min. Direção: Frank de Palma. Com Christopher McDonald, Kyle Secor, Dan Hedaya. Ex-policial, hoje desempenhando a nada nobre profissão de caçador de recompensas e na pior, aceita a tarefa de prender e levar para Los Angeles fugitivo especialista em escapar dos caçadores de recompensas. Ao longo das muitas dificuldades que deve enfrentar, nosso herói descobrirá que o bandido não era exatamente aquilo que imaginava. Feito para TV.

Intercine
Globo, 2h15.

Hoje, vai ao ar o escolhido entre os telespectadores votantes da dita sessão interativa do canal o escolhido entre "Vitrine da Morte" (1994, de George Erschbamer, com Judd Nelson, Nick Mancuso) e "Loch Ness - O Mistério do Lago" (Inglaterra/ EUA, 1995, de John Henderson, com Ted Danson, Joely Richardson, Ian Holm).

Metrô de Nova York
Globo, 4h.

(Subway Stories: Tales from the Underground). EUA, 1997. Com Bill Irwin, Marlon Cherry, Christine Lahti, Mercedes Ruhel. Filme feito para a TV com episódios cujas histórias se passam nos túneis e vagões do metrô de Nova York. O diretor Jonathan Demme (de "Philadelphia", entre outros) é creditado como um dos responsáveis.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Verdade e mentiras no front

Talvez a principal virtude do documentário "Filmando a Segunda Guerra" (Telecine Classic, 22h) não tenha sido percebida por seus realizadores: é o fato de deixar claro o quanto existe de ficção (e mesmo de propaganda) em filmes que supostamente mostram apenas a verdade.
Essa reunião de cenas filmadas no front tem um segundo aspecto relevante: o de expor o papel mistificador da montagem, a criação de realidade a partir da associação de duas imagens.
Existe, por fim, a verdade, não menos interessante: a história de homens que expuseram suas vidas para registrar acontecimentos.
Por mais que a ficção ou a montagem, com ou sem má-fé, se intrometam, sobra sempre algo de terrivelmente real nas cenas que ali são vistas. (INÁCIO ARAUJO)


SOLIDARIEDADE

Primeiro "Social Clube" do ano mostra centro de vôlei em Heliópolis
A partir de hoje, o programa "Social Clube" (ESPN Brasil, 23h35) passa a ser mensal e a ir ao ar em todas as últimas quintas-feiras do mês. Essa mudança é marca também a estréia da safra 2002 da atração.
Com apresentação de Soninha, é exibida uma reportagem sobre o funcionamento do Centro Rexona de Excelência do Voleibol, instalado na favela de Heliópolis, na cidade de São Paulo.
Com depoimentos de moradores e de esportistas envolvidos no projeto, o programa mostra a possibilidade de o esporte ajudar a melhorar a vida de moradores da periferia e de bairros pobres.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: "Casa 2" urgente! O pensamento vivo do cigano Igor!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.