São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Índice

Inscrições para concurso vão até o fim de março

DO ENVIADO A GUAÍRA (SP)

O concurso que vai escolher cinco obras para fazer parte do jardim de esculturas do Parque Ecológico Maracá já está aberto. Os projetos podem ser entregues até o dia 30 de março. Quase um mês depois, em 27 de abril, serão anunciadas as obras escolhidas. O regulamento completo do concurso pode ser conhecido no site da Fundação Gilberto Salvador (www.art-bonobo.com/ fgs/), que é a responsável pela organização.
Além dos cinco trabalhos, a Prefeitura de Guaíra pretende convidar as artistas Maria Bonomi e Tomie Ohtake para realizarem obras para o jardim de esculturas.
O historiador e crítico de arte João Spinelli, 56, um dos cinco integrantes da banca de seleção, lista pontos que influem na escolha.
"De acordo com regras internacionais, a obra deve ser feita de material resistente, não-perecível, e que não coloque em risco a integridade física do público. Por isso, materiais pontiagudos serão vetados. Formas convexas são mais indicadas que a côncavas por não acumular água", conta Spinelli, especialista em arte pública.
Spinelli prefere trabalhos que saibam lidar com o espaço -"não podem ser bibelôs"- e que se harmonizem com as linhas modernas projetadas para o parque. "Assim, obras que sejam consideradas datadas têm reduzidas chances."
Gilberto Salvador, um dos coordenadores e idealizadores do concurso, destaca a importância de levar adiante as idéias originais de Burle Marx destinadas ao espaço.
"É bastante ousado o poder público incentivar a implementação correta do que foi pensado por Burle [Marx]", afirma ele. Guaíra, que faz divisa com Barretos e faz parte da rica sucroalcooleira de Ribeirão Preto, não tem tradição em âmbito cultural. (MG)


Texto Anterior: Urbanismo: Desconhecido, parque de Burle Marx será reformado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.