São Paulo, domingo, 28 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comentário

Personagem com deficiência é o mais interessante e inteligente do episódio

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Sarah Palin, candidata a vice-presidente na chapa republicana derrotada por Barack Obama, diz que um recente episódio de "Família da Pesada" insultou os portadores de síndrome de Down. Palin, famosa, entre outras coisas, por dizer que a África é um país, não deve ter assistido ao desenho animado ou saberia que a menina com síndrome de Down é a personagem mais interessante e inteligente do episódio.
"Família da Pesada", como o nome diz, pega pesado. A série, uma cópia descarada de "Os Simpsons", só que mais agressiva em seu humor, já ofendeu muita gente e foi acusada de antissemitismo e homofobia, entre outras coisas. Grupos de direita perseguem o desenho desde sua estreia, em 1999.
No recente episódio "Extra Large Medium", o adolescente Chris Griffin cai de amores por Ellen, sua amiga da escola, que é portadora de síndrome de Down. "Ela não é especial?", diz Chris ao irmão, Stewie. Chris vence sua timidez e acaba convidando Ellen para um jantar romântico. Na sequência mais engraçada do episódio, Stewie ajuda Chris a se vestir para o encontro, ao som de um número musical chamado "Garota da Síndrome de Down".
O tema, claro, é polêmico, mas em nenhum momento a personagem Ellen é ridicularizada. Pelo contrário: é uma menina totalmente integrada à escola, com uma verve ácida e frases engraçadas. Parece que o simples fato de a síndrome de Down ser mencionada em uma série cômica já incomoda muita gente.
O mais curioso nessa história toda é que a mesma Fox que produz "Família da Pesada" contratou Sarah Palin como comentarista de seu canal jornalístico, o conservador Fox News. Democracia é isso aí.


Texto Anterior: Nova série estreia ainda neste ano
Próximo Texto: Comentário/"Viver a Vida": Moralismo migra das novelas para telejornais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.