São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURIOSIDADES DE JOBIM

ORIGEM DO APELIDO - Nilza Jobim, mãe do arranjador, cantava para ninar os filhos a música francesa "Ma Vie s'en Va Ton Guerre, Ton, Ton, Ton". Helena, irmã de Tom, começou a chamá-lo de Ton Ton, "nascendo daí o apelido que o identificaria para o resto da vida".

GRAVANDO COM JOÃO - Durante as gravações, Tom incluia instrumentos e João Gilberto reduzia a participação deles. "Tonzinho, você é tão burro!", dizia o cantor e violonista. O compositor engolia em seco. "Foi um exercício de paciência importantíssimo para mim", diria Tom, sobre a gravação do LP "Chega de Saudade", com João.

DESAFINADO NÃO - João não queria gravar "Desafinado": podia parecer que ele estava reconhecendo que desafinava. Tom: "Imagine a Ava Gardner cantando: 'Se você disser que eu sou feia, amor'. Alguém vai achá-la feia?" Depois de convencê-lo, Tom quis que ele desafinasse na palavra "desafino", no verso inicial. Ele não aceitou.

GAROTA DE IPANEMA - A letra, feita sobre a música, deu trabalho a Vinícius de Morais. Nem ele nem Tom gostaram da primeira versão, muito pesada. No trabalho em dupla, o poeta experimentou a rejeição -demonstrada, com humor, por meio de indiretas- do compositor. O livro traz foto do manuscrito da versão abandonada.

BEIJANDO DRUMMOND - Bêbado, Tom levantou-se da mesa do bar, correu até Carlos Drummond e o beijou no rosto. "Que é isso, Tom Jobim?" "Você sabe quem eu sou?", respondeu Tom, surpreso. E atirou-se no chão: "Vou beijar os seus pés!" Em pânico, o poeta pediu: "Não faça isso, Tom Jobim!"

PROBLEMA COM ELIS - Nos EUA, Tom mostrou para Elis Regina "Na Batucada da Vida", de Ary Barroso e Luís Peixoto. Vendo o entusiasmo dela, pediu-lhe que não gravasse o samba, pois o incluiria num disco só com músicas de Ary que pretendia fazer. Na volta, ela o gravou. Tom ficou chateado. O projeto foi posto de lado.

ELLA CANTA TOM - Norman Granz, produtor do álbum duplo "Ella Fitzgerald Sings Antônio Carlos Jobim", foi o mesmo dos songbooks anteriores da cantora. Mas não conhecia a música de Tom o suficiente. Este, embora não o afirmasse em público, detestou as gravações.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.