São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APCA premia os destaques de 99

free-lance para a Folha


A APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) premia hoje os melhores de 1999 nas categorias: teatro, teatro infantil, artes visuais, cinema, dança, literatura, música erudita, música popular, televisão e rádio.
A festa de premiação será no Teatro Municipal de São Paulo, às 19h30, com apresentação de Rogério Cardoso, que recebeu o troféu de melhor ator coadjuvante em 98 por sua atuação em "Hilda Furacão", e de Lu Grimaldi, atriz que receberá o prêmio de revelação por seu papel na novela "Terra Nostra".

Teatro
Entre os destaques em artes cênicas, está o ator Antônio Fagundes, pela interpretação de um intelectual aposentado na peça "Últimas Luas"; o diretor Antunes Filho, por "Fragmentos Troianos", adaptação de "As Troianas", de Eurípedes; e o Grupo Tapa, pela montagem de "Navalha na Carne", de Plínio Marcos.
A novela "Terra Nostra", da Rede Globo, arrematou três prêmios na categoria televisão. A minissérie "Auto da Compadecida" conquistou dois prêmios.
Em literatura, o troféu Grande Prêmio da Crítica vai para o romancista, crítico literário, teatrólogo e poeta José Alcides Pinto, pelo conjunto de sua obra.

Música
O flautista João Dias Carrasqueira e o compositor Sérgio Vasconcelos Corrêa estão entre os premiados da música erudita. Mônica Salmaso, Zeca Baleiro, Ira! e Lenine são os melhores da MPB.
Em cinema, Eduardo Coutinho venceu com o documentário "Santo Forte", que aborda a religiosidade popular.
"O Primeiro Dia", de Walter Salles e Daniela Thomas, ganhou os troféus de melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor ator (Luiz Carlos Vasconcelos).
No ano de seu centenário, Pietro Maria Bardi, morto no ano passado, é a personalidade homenageada de artes visuais.
Os jornalistas que fazem parte da APCA elegem anualmente os destaques das artes há mais de quatro décadas. Os eleitos de 99 foram divulgados em dezembro passado.


Texto Anterior: Peça ganha leitura hoje na Folha
Próximo Texto: Coca-Cola escolhe o melhor da dramaturgia infantil de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.