São Paulo, domingo, 28 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravações explicam a trajetória do compositor

RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pixinguinha em cinco momentos e sete músicas:
Primeiro, jovem flautista e compositor, em 1917, gravando "Rosa". "Valsa, pelo grupo Pixinguinha, Casa Edison, Rio de Janeiro", anuncia o locutor.
Valsa chorada, ultramoderna, a flauta brincando em duelo com o violão, com o charme das gravações mecânicas. A letra, que consagraria a música por todo o século, só viria em 1937, mas a melodia estava lá, na exuberância da interpretação, criada por um músico de 20 anos.
Segundo, 1923, Oito Batutas já formados e notórios, registrando "Urubu", motivo popular, favorito dos improvisadores. Com os jovens Batutas em ebulição de criatividade, fazendo um choro puladinho e empolgante, a flauta virtuose de Pixinguinha alternando staccatos e legatos. 26 anos, gigante.
Terceiro, Orquestra Típica Donga-Pixinguinha, 1928. Com a sofisticada orquestra de estúdio, já mestre dos arranjos e registros elétricos, gravou não só o sublime choro "Lamentos" como uma composição que carregava inédita há anos, tão bela e moderna que revolucionária: "Carinhoso". Acusações de americanismo eram comuns, mas não inexatas: enquanto Louis Armstrong plantava as raízes do jazz, Pixinguinha pegava o que interessava do estilo.
Quarto, em 1930 criando o arranjo do primeiro megahit de Carmen Miranda, "Taí", e, em 1936, regendo "Pierrô Apaixonado", com Joel e Gaúcho. Eram os Diabos do Céu, formados para acompanhar cantores da RCA Victor, sob a batuta e com as orquestrações festivas e elegantes do diretor musical da gravadora, Pixinguinha.
Quinto, auge passado, flauta aposentada, novo ápice em dupla com Benedito Lacerda. Entre outras clássicas, em 1946 registraram "1 x 0" -composição de Pixinguinha de 1919 sobre uma final de campeonato de futebol. O sax tenor criando sem parar e fazendo impressionantes contracantos para solos de flauta de Benedito, nova camada de genialidade à sua música.
Isso, além de todo o resto.


Texto Anterior: Coleção Folha destaca música de Pixinguinha
Próximo Texto: "A Grande Família" completa 10 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.