São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MELHOR DO DIA

Cineasta faz documentário para saber história da própria família

Cultura, 23h30, 12 anos. Em "Não É da Conta de Ninguém", documentário do norte-americano Alan Berliner, o diretor questiona seu pai, Oscar, para conhecer a história da sua família.
No filme, de 1996, o cineasta tem excessivas discussões com o pai, um senhor cínico e extremamente pessimista, que não vê graça nenhuma no projeto do filho nem na história de seus antepassados poloneses. Berliner utiliza vídeos caseiros, mapas e cartas para ajudar a traçar o perfil da família.
Apesar de ser um filme cujas histórias estão muito ligadas à história do documentarista, a obra permite reflexões sobre o amor paterno, o divórcio e o passado.

Relações de poder são objeto de experiência

TC Premium, 22h, 18 anos. Em "Detenção", um grupo de homens se propõe a ficar confinado numa prisão desativada para servir a uma experiência científica. A pesquisa estuda as relações humanas de poder.

Chaplin satiriza Hitler em "O Grande Ditador"

Futura, 00h30, livre. Charles Chaplin, um dos mestres do cinema do século 20, faz paródia do nazismo com a história do barbeiro judeu confundido com Adenoid Hynkel, o ditador da fictícia Tomania.


Texto Anterior: "Frasier" continua espirituoso e eficiente, 18 anos após a estreia
Próximo Texto: Crítica/Policial: Com filme sobre racismo, Jewison retoma cinema de boas intenções
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.