São Paulo, sábado, 28 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO
Coletânea traz 161 fotos de 73 a 96
Rostos anônimos retratam Carnaval carioca

da Reportagem Local

Durante mais de 20 anos, o artista multimídia Arthur Omar percorreu o Carnaval carioca coletando cerca de 10 mil imagens. Dessas, selecionou 161, reunidas agora no livro "Antropologia da Face Gloriosa" (editora Cosac & Naify), que tem lançamento amanhã no Ática Shopping Cultural, a partir das 18h. A edição é bilíngue (português-inglês).
Engana-se, porém, quem pensar que vai encontrar nele um rosário profano de sexo, suor e cerveja ou mesmo o rosto de Lumas, Adrianas e Miguéis.
O corpo em transe dionisíaco (ou publicitário) cede lugar no livro a rostos, olhos, bocas e dentes anônimos.
Realizadas entre 1973 e 1996, as fotografias, todas em preto-e-branco, funcionam como máscaras de um teatro trágico, fotogramas de um filme todo de êxtase.
"Em "Antropologia", o rosto se torna um campo de batalhas transcendentais", escreve a pesquisadora de artes visuais Ivana Bentes em texto no livro.
Metáfora

"Antropologia" é de uma ousadia única, quase inaceitável pelo mercado brasileiro. Nele, a mais emblemática manifestação cultural brasileira perde o rebolado e ganha a metáfora.
Mesmo os títulos das fotos, que normalmente são esclarecedores, em "Antropologia" são perturbadores. Questionam a própria visão do espectador ao colocar a ambiguidade em primeiro plano. O lânguido olhar de um travesti, por exemplo, vira, na página 160, "O Terror dos Goleiros Aristotélicos", e um índio viril torna-se "Rosto Oculto por Cortinas Invisíveis" (página 89).
Vídeo

Em "Antropologia", Arthur Omar realiza o milagre da transmutação da matéria ao transformar o corpo em poesia.
Durante o lançamento, será exibido ainda o vídeo "A Última Sereia", também de Arthur Omar. O vídeo é baseado em uma instauração do artista plástico Tunga realizada no ano passado para um desfile da grife M. Officer. (CF)

Evento: lançamento do livro "Antropologia da Face Gloriosa" (editora Cosac & Naify; R$ 55,00; 240 págs.) e exibição do vídeo "A Última Sereia", ambos de Arthur Omar, com conversa com o autor Onde: Ática Shopping Cultural (av. Pedroso de Morais, 858, 3º andar, tel. 011/867-0022) Quando: amanhã, a partir das 18h


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.