São Paulo, sábado, 28 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO
Selo CTI lança coletânea de "Acid Jazz Grooves" que destaca Eumir Deodato e Airto Moreira
Disco põe molho brasileiro no acid jazz

CARLOS CALADO
especial para a Folha

Os músicos brasileiros Eumir Deodato e Airto Moreira, radicados há décadas nos EUA, são destaques da compilação "CTI: Acid Jazz Grooves", recém-lançada no mercado norte-americano.
Por trás desse projeto está o produtor carioca Arnaldo DeSouteiro, 34, que já comemora as 38 mil cópias vendidas do CD no Japão -número expressivo para uma antologia do gênero.
"Ainda acho muito engraçado o fato de um brasileiro estar abrindo espaço em um mercado dominado pelos britânicos", diz Arnaldo, que chegou a "discotecar" em clubes de Londres, Hamburgo e Amsterdã, no ano passado, para divulgar a compilação.
"Comecei a gostar de jazz e música por causa dos discos da CTI", lembra Arnaldo, que ainda adolescente colecionava os hoje raros LPs lançados pelo selo norte-americano -um dos mais bem-sucedidos na área do jazz-pop.
Essa admiração acabou levando o fã brasileiro ao encontro de Creed Taylor, produtor e fundador da CTI. "Ele diz que eu conheço o catálogo da gravadora melhor do que ele", conta Arnaldo, que atualmente dirige os relançamentos do selo no Japão.
Além de reunir gravações clássicas do jazz dançante dos anos 70, hoje disputadas pelos DJs europeus e norte-americanos, a compilação "CTI: Acid Jazz Grooves" também funciona como uma retrospectiva musical do selo.
Figurões do jazz contemporâneo, como George Benson, Freddie Hubbard, Stanley Turrentine e Les McCann, aparecem ao lado de Airto Moreira (com a faixa "Tombo in 7/4") e Eumir Deodato (em "Skycrappers"), frequentemente sampleados pelos DJs do gênero.
O relativo sucesso da compilação já rendeu a Arnaldo DeSouteiro o convite para uma sequela, que sai até junho no mercado japonês.
Segundo o produtor carioca, essas reedições em CD só não agradam a colecionadores e DJs europeus, que chegavam a pedir até 120 libras (cerca de R$ 220) por um LP em vinil da CTI, original dos anos 70. "Estou acabando com a especulação", diverte-se.


Disco: CTI: Acid Jazz Grooves
Lançamento: CTI (importado)
Quanto: R$ 22 (em média)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.