São Paulo, sábado, 28 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD homenageia Stockhausen

IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

Comemorando o 70º aniversário de Karlheinz Stockhausen, o carioca Sérgio Rojas, 37, está produzindo um disco em parceria com o filho do compositor alemão, o trompetista Markus Stockhausen.
Stockhausen é uma espécie de guru das vanguardas do século 20. Entretanto, o CD de seu filho em parceria com o compositor brasileiro não tem nada a ver com sua estética.
"O Brasil tem muito a aprender com a coragem do verbo criar representada por Karlheinz Stockhausen", diz Rojas. "Entretanto, o bom discípulo é aquele que não imita o mestre".
Todas as músicas do disco são de Rojas e Markus Stockhausen. De acordo com o compositor carioca, a idéia do trabalho é superar a dicotomia entre erudito e popular. "Nossas obras são comprovisações -misturam composição e improvisação."
Como trompetista, Markus Stockhausen tem uma carreira de jazzista pelo selo ECM. No CD, ele toca trompete, flugelhorn, trompete piccolo e as transformações eletroacústicas destes instrumentos, ficando Rojas responsável por voz e violão.
Sergio Rojas e Markus Stockhausen se conheceram na Europa. No Brasil, o duo fez concerto, em 96, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O compositor brasileiro ainda está à cata de gravadora para lançar seu CD com o filho de Stockhausen. Também sem selo está o outro disco produzido recentemente por Rojas, "Microinfinitos".
"Fiz este CD em Paris, quando estava fazendo estágio no GRM ("Group de Recherche Musicale', ou Grupo de Pesquisa Musical)", conta. Formado por 27 microcanções, o disco conta com a participação de Nenê, baterista que já tocou com Hermeto Paschoal, e Vinko Globokar, renomado trombonista e compositor iugoslavo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.