São Paulo, terça, 28 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROJETO
Cursos ensinam a entender a obra de arte

CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

Saber ver e apreciar a obra de arte e, principalmente, saber como transmitir o conhecimento desse olhar para o outro são os temas de um projeto que o Sesc Vila Mariana realiza a partir de hoje.
"A Compreensão e o Prazer da Arte" se divide em seis cursos, com professores dos EUA e da Austrália, e dois encontros com convidados brasileiros e estrangeiros para discutir temas como a Bienal e o currículo de professores relacionados à arte-educação (veja quadro abaixo). A idealização do evento é da professora Ana Mae Barbosa.
"O projeto se desenvolve em torno da apreciação da obra de arte e da pluralidade cultural", disse Ana Mae, referindo-se à necessidade de o espectador observar a obra com mais abertura para os códigos sociais e culturais.
O primeiro convidado é Mary Stokrocki, especialista em um dos temas centrais do evento: a multiculturalidade. Professora na Escola de Arte da Universidade do Arizona, Stokrocki tem desenvolvido projetos sobre o comportamento visual dos índios Narajo e é autora do ensaio "A School Day in the Life of a Young Narajo Girl", publicado no Brasil em "Arte-Educação - Leituras de Subsolo".
A multiculturalidade também é o assunto principal de Jaqueline Chanda, professora de história da arte na The Ohio State University.
Chanda vai analisar, em junho, o entendimento da arte africana em relação a códigos ocidentais de arte contemporânea.
O projeto é direcionado a pessoas envolvidas em arte-educação, um tema que tem mobilizado cada vez mais as instituições culturais do país. Um exemplo é a Bienal, tema de um encontro em outubro, que, a cada edição, aprimora seus serviços junto a escolas.
Segundo Ana Mae, o projeto não corre o risco de ser hermético. "As idéias são complexas, mas os convidados têm experiência em tratar desses assuntos para pessoas dos mais diversos níveis de formação", disse.

Palestras: A Compreensão e o Prazer da Arte Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 011/5080-3090) Quando: sempre das 18h30 às 21h30
Quanto: entrada é franca, mas mediante inscrição


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.