São Paulo, quinta-feira, 28 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Schrader filma batalha entre Deus e Diabo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Nos dicionários eletrônicos do UOL não consta a palavra "prequela". A primeira vez que eu a vi pela frente foi no título "Domínio: Prequela de "O Exorcista'" (Warner, 23h, classificação: não indicado para menores de 14 anos), e talvez seja novidade também para o Houaiss ou o Aurélio. Tanto a palavra como a história levam a crer que seu significado seja o oposto de sequela.
Ou seja, aqui estamos tratando da vida pregressa do padre exorcista de "O Exorcista". Ele está na África e tem de se confrontar com o demônio Pazuzu. Esse confronto será o momento de reencontro de sua fé.
Ninguém estranhará que este filme de 2005 seja de Paul Schrader. Estamos no domínio da fé, dessas grandes batalhas em que Deus e o Diabo se dilaceram em nós, como nos livros de Georges Bernanos.
Ainda em matéria de filmes pouco conhecidos que podem render boas descobertas, à 1h30 o TCM exibe "Asas nas Trevas" (12 anos), de Borzage, filme de aviação de 1941, quando já rolava a guerra na Europa.


Texto Anterior: Televisão / Documentário: Filme exibe o submundo de Londres
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.