São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última Moda

VIVIAN WHITEMAN (INTERINA) - ultima.moda@grupofolha.com.br

Crocodilo de mudança

Ex-Lacoste Christophe Lemaire substitui Gaultier na Hermès

Depois de sete anos no cargo, Jean Paul Gaultier está deixando a direção do prêt-à-porter da Hermès, onde será substituído por Christophe Lemaire, diretor de criação da Lacoste desde 2002.
Já era antecipada a saída de Gaultier, mas a escolha de Lemaire para seu cargo surpreendeu o mundo fashion.
Lemaire já trabalhou para a Yves Saint Laurent e passou pelas grifes de Thierry Mugler, que veste Beyoncé, e Christian Lacroix antes de entrar para a Lacoste. Na Hermès, ocupará um cargo que também já foi de Martin Margiela, um dos nomes mais criativos da moda atual.
À frente da Lacoste, Lemaire foi responsável pelo reposicionamento da marca criada em 1933, reavivando interesse pelas polos com aquele pequeno crocodilo.
Nas coleções que fez para a marca, renovou as silhuetas, optando pelo rigor e o pragmatismo, além de ampliar ao máximo a paleta de cores.
Em entrevista à Folha no ano passado, Lemaire analisou o momento vivido pela moda na ressaca da crise econômica que abalou o mundo.
"A sociedade de consumo chegou ao fim de uma certa lógica", disse Lemaire. "Para além da crise, as pessoas estão num processo de tomada de consciência, começam a compreender que não se pode continuar nesse ritmo. É um suicídio coletivo."
Lemaire também falou sobre o papel de um diretor criativo. "Para mim, fazer a direção artística de uma marca é impor um vocabulário estilístico, definindo as coisas que pertencem e as que não pertencem ao universo da grife", disse o estilista.
"O problema hoje é que as pessoas têm dinheiro, mas não têm gosto", opina Lemaire. " Vamos ter que comprar menos e melhor."

colaborou PEDRO DINIZ



Texto Anterior: Crítica/Comédia: Piadas sobre pintos e peitos salvam longa conservador
Próximo Texto: Alquimista de fios: Nascimento desfila seu tricô de verão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.