|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Só dois dos
EUA brilham
em Cannes
Duas no cravo, duas na ferradura; dois filmes fracos, duas pequenas obras-primas. Não foi, portanto, por falta de opções que o júri
dispensou sem nenhum reconhecimento a produção americana selecionada para a disputa da Palma
de Ouro deste ano.
Nada haveria mesmo a premiar
em "Cradle Will Rock", em que
Tim Robbins demonstra pouco fôlego épico para relembrar o musical maldito montado por Orson
Welles nos anos 30, ou no apenas
simpático "Limbo", dirigido no
Alasca por John Sayles. Mas "The
Straight Story", de David Lynch, e
"Ghost Dog: The Way of the Samurai", de Jim Jarmusch, impuseram-se automaticamente como novos
marcos nas carreiras de ambos.
"The Straight Story" parecia o
único concorrente sério de "Todo
Sobre Mi Madre", de Almodóvar, à
Palma de Ouro, que acabou mesmo com "Rosetta", dos irmãos
Dardenne. É o mais linear, caloroso e intimista dos filmes de Lynch.
Esqueça a atmosfera onírica, as
elipses desestabilizadoras, o estilo
barroco de filmes como "Veludo
Azul" e "Twin Peaks". Tudo se
concentra em torno do velho Alvin
Straight, um personagem real que,
em 1994, fez 600 km em cima de
um trator para fazer as pazes com
um irmão vítima de um derrame.
A narrativa se constrói das pequenas anedotas ocorridas no trajeto entre Laurens, estado do Iowa,
e Mount Zion, no Wisconsin. Um
coadjuvante veterano, Richard
Farnsworth, transforma Alvin no
personagem de sua vida. É dessas
performances que dá vontade de
envelhecer como ele.
Se a guinada fez bem a Lynch, a
insistência fortaleceu Jarmusch.
"Ghost Dog" depura o já acima da
média "Dead Man" (1996). "Negros e índios, é a mesma coisa",
afirma um dos personagens.
Forest Whitaker ("Bird") interpreta um assassino de aluguel de
radical ética zen, fiel a ao pequeno
mafioso que lhe salvou a vida. Pílulas de sabedoria de um samurai comentam a violenta implosão desse
pacto, numa metáfora do próprio
cinema pós-Tarantino. Não menos que obrigatório.
(AL)
Texto Anterior: Cannes - Balanço: Festival esnoba cinema americano Próximo Texto: O verão de Sam ofusca Spike Lee Índice
|