São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Alvo militar

E scândalos sucessivos envolvendo indenizações a militares levaram a Procuradoria-Geral da Justiça Militar a uma decisão considerada inédita: abrir inquérito contra as três Forças Armadas.

A resolução foi tomada porque as irregularidades se repetem, em todo o país, "de forma sistemática e frequente", segundo a procuradora-geral, Adriana Carneiro: ao passarem para a reserva, militares reivindicam "indenização de transporte e bagagem" para fazerem mudança. Muitas vezes, é mentira. Eles pegam o dinheiro e não saem do lugar.

Só no Superior Tribunal Militar, mais de 300 militares foram condenados por estelionato desde meados de 98 -em geral, a dois anos de prisão.

A procuradora acha que não apenas os beneficiados, mas também quem os beneficia têm de responder pelo mau uso do dinheiro público.

ALVO MILITAR 2
Dois casos que estão correndo no STM: um tenente-coronel que servia no Rio afirmou, ao passar para a reserva, que queria se mudar para Tabatinga, na fronteira do Brasil com a Colômbia. Recebeu R$ 26 mil de indenização -e ficou pelas praias cariocas mesmo.

Outro sargento ganhou R$ 18 mil para mudar para Manaus. Também ficou no Rio.

PSICODRAMA
O senador Luiz Estevão passou o dia ontem telefonando para amigos, em tom de desabafo.

Disse que sabe que, se for cassado, será também preso.

DESTEMPERO
Mais ciúme na vida dos apaixonados Emerson e Teresa Fittipaldi. Há dias, na casa de Renata Coelho, Emerson se irritou porque a mulher levantou da mesa e demorou a retornar. Chegou até a esmurrar uma porta. O casal foi embora.
Os dois agora estão bem, passeando em Londres com os caçulas Joana e Luca.

BAFAFÁ NA MODA 1
O MorumbiFashion nem começou e até sopapos já estão rolando nos bastidores. No domingo, no casting da Forum, João Novaes, um dos donos da agência Elite, pegou Serginho Matos, da Next, pelo colarinho, o jogou na parede e ameaçou "quebrar seus dentes".

Serginho empurrou João, saiu correndo e escapou ileso -só a camisa ficou rasgada.

BAFAFÁ DA MODA 2
Motivo da briga: Serginho, que por dez anos foi da Elite no Rio, está agora em Nova York e roubou da ex-agência os modelos Daniel Aguiar e Luca Alves. A top Raica está em sua mira.

Novaes diz que queria "impor limites" a Serginho -que alega que quando estava na Class, também foi roubado de lá pela Elite. "Roubei um monte de gente para eles, até o Zulu".

HOLOFOTES
Passarela de estrelas

Ana Ottoni/Folha Imagem
Loiras, lindas, amiguinhas e cheias da grana: são as tops da hora Gisele Bündchen e Mariana Weickert



Gisele Bündchen e o batalhão de fotógrafos e seguranças que a seguiam pelos salões do Teatro Municipal tomaram conta da festa do Abit Fashion. Num momento de generosidade, a milionária top model foi para a rua conversar com meninos pobres.

Os guris ficaram eufóricos. Gisele abriu a bolsinha de cobra que carregava para dar um dinheirinho a eles. Decepção! Dentro só tinha chiclete e cigarro.

"Amanhã eu volto aqui e trago um presente." Os meninos pediram um videogame. "Mas... vocês vão assistir na rua?", espantou-se a top modelo. Os meninos falaram que davam um jeito.

Bebel Gilberto também deu um show à parte -dentro e fora do palco. A manager inglesa da cantora alertou a produção da festa que Bebel não poderia ser exposta, dando muitas entrevistas. Tinha que preservar a voz para a turnê americana.

Longe do chicote da manager e perto de sua maravilhosa e desencanada mãe, Miúcha, a cantora liberou geral. Deu quantas entrevistas quis, bebericou quantas taças de champanhe -nacional -quis, e saiu do lugar abraçada com Miúcha -as duas num alegre pilequinho.

Denise Rabinovich e o marido, Eduardo Rabinovich, sócio da Vicunha, ficaram até o final da festa, dando adeus aos convidados. Denise, coitada, acabou alvo de fofocas: seu vestido rosa esvoaçante estava lindo. Mas o sapato, preto, de pedrarias, era um tanto pesado para a roupa.

Tufi Duek foi a ausência mais notada. Desconfia-se que não apareceu porque não foi indicado para melhor estilista -embora tenha vencido na "coleção masculina".


Mandou em seu lugar Solange Francisco, do marketing da Forum, que recebeu o prêmio das mãos do legendário Fernando de Barros. Apressada, Solange saiu correndo do palco e deixou Fernando sozinho.

"Gente! Coitadinho..." suspirava Costanza Pascolato.

CURTO-CIRCUITO

O maestro e cravista italiano Rinaldo Alessandrini se apresenta com o grupo Concerto Italiano hoje no Teatro Municipal. No programa, Bach, Vivaldi e Monteverdi.

O tenor Mauro Wrona apresenta no Festival de Loreley a ópera "A Flauta Mágica". Depois ele segue em turnê pela Alemanha.

O Botechno, uma versão moderna dos tradicionais botequins, será inaugurado com festa hoje no Itaim Bibi.

O grupo Anima lança o CD "Especiarias" com apresentações hoje e amanhã na sala B do teatro Alfa.

O Memorial da América Latina inaugura hoje uma retrospectiva do paisagista italiano Michelle Cascella.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie empossa amanhã Cláudio Lembo no cargo de reitor, o reverendo Milton Ribeiro como vice, Cyro Aguiar como diretor-presidente e o reverendo Osvaldo Henrique Hack como chanceler.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA


Texto Anterior: O diário de Gisele
Próximo Texto: Da Rua - Fernando Bonassi: Identidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.