São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD/LANÇAMENTOS

Cumplicidade familiar

Kolya: Uma Lição de Amor    
Direção: Jan Sverák
Produção: República Tcheca/ Rússia, 1996
Lançamento: Versátil
O argumento é dos mais batidos: obrigado a conviver com uma criança, um cinquentão, mulherengo e já meio rabugento, vê aflorar seu espírito paternal -aqui, estamos na Tchecoslováquia dos estertores do império soviético e nosso protagonista é um músico que vive de bicos. O roteiro foi escrito pelo ator principal, Zdenek Sverák, que é pai do diretor Jan, e o segredo do filme reside um pouco aí: na serena cumplicidade familiar com que foi rodado. Assim, por mais que o cineasta "force a amizade", o filme, respaldado pela autenticidade das relações no set, alcança uma real empatia. O garoto do papel-título é o verdadeiro achado da fita, que ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.(TIAGO MATA MACHADO)

Maus Hábitos   
Direção: Pedro Almodóvar
Produção: Espanha, 1983
Lançamento: Versátil
Os filmes religiosos, inspirados na tradição da literatura clerical espanhola, eram uma marca do cinema franquista. Almodóvar subverte o gênero adaptando-o ao clima kitsch-libertário da "movida madrilenha", mas o fato de suas personagens portarem hábitos já não é uma perpétua garantia de risada. Resta uma comédia datada.(TMM)

Ensaio da Orquestra    
Direção: Federico Fellini
Produção: Itália, 1979
Lançamento: Versátil
Concebido um ano depois do sequestro e assassinato do primeiro-ministro Aldo Moro e um antes do atentado que mataria e mutilaria dezenas de pessoas em Bolonha, este polêmico filme menor de Fellini é uma parábola política sobre a anarquização da sociedade italiana e a escalada do terrorismo no final dos anos 70. (TMM)



Texto Anterior: Copião: Festival de Brasília quer ter braço em São Paulo
Próximo Texto: Erika Palomino: Experimente e mude: SP tem novos lugares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.