São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Quarteto de Cordas retoma apresentações no Municipal

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com entrada franca, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo retoma hoje suas apresentações no Teatro Municipal, com a estréia mundial de "Texturas", do compositor carioca Ronaldo Miranda, 59.
O grupo, um dos corpos estáveis do Municipal, ainda não havia se apresentado em 2007 -estava suspenso devido a um concerto programado (e não realizado) para o Clube Pinheiros em novembro de 2006, sem a autorização da direção do teatro. Os musicistas só podem utilizar o nome do quarteto dentro da programação oficial da casa ou com a sua autorização.
Os atuais integrantes, Betina Stegman (1º violino), Nelson Rios (2º violino), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), realizam hoje a primeira audição mundial de "Texturas", dedicada ao quarteto, e a primeira incursão de Miranda -autor das óperas "Dom Casmurro"" e "A Tempestade"- no gênero. Professor de composição do Departamento de Música da ECA-USP, o carioca é dono de um estilo neotonal e acessível.
O programa tem ainda uma das mais densas criações de Beethoven (1770-1827), cujo 120º aniversário de nascimento é celebrado em 2007 -a "Grande Fuga", obra de grande complexidade, que coloca dificuldades tanto aos intérpretes quanto aos ouvintes.


QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
Quando:
hoje, às 21h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/n., tel. 0/xx/ 11/3222-8698)
Quanto: entrada franca (serão distribuídos dois ingressos por pessoa, a partir das 10h)



Texto Anterior: No Live Earth, música fica em 2º plano
Próximo Texto: Música: Solano Star volta com seu rock psicodélico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.