São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

OPINIÃO FOTOGRAFIA

Mostra extrai tensão de espólio de Abadía

Imagens de objetos do traficante colombiano captadas por Bob Wolfenson revelam pseudopotência do país

EDER CHIODETTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na última década, o fotógrafo paulistano Bob Wolfenson vem realizando bem-sucedidos ensaios expostos em grandes dimensões.
Foi assim com as fotos dos edifícios carcomidos do centro de São Paulo em "Antifachada" (2004) e com as imagens de Cubatão em "A Caminho do Mar" (2007). A grande dimensão volta agora em "Apreensões", mostra em cartaz no Centro Universitário Maria Antônia.
A ideia surgiu quando Wolfenson se deparou em jornais com imagens que mostravam os objetos do traficante colombiano Juan Carlos Abadía que foram a leilão em 2008 em São Paulo.
As imagens, feitas por Wolfenson em depósitos sob guarda da polícia, não se diferenciam muito das que estamos acostumados a ver na imprensa quando se trata de apreensões de objetos contrabandeados, drogas etc.
Porém, ao realizar as mesmas em altíssima resolução, que lhe permitiu gerar cópias de até 3,5 m, o artista conseguiu criar uma tensão e um impacto inesperados.
O ponto alto da mostra é a montagem no espaço expositivo, completamente congestionado pelas imagens que, mais do que simplesmente exibirem os objetos apreendidos, fazem com que eles, a partir de sua monumentalidade, nos interroguem e nos façam refletir acerca desse mercado econômico paralelo, intenso e ilegal que o jeitinho brasileiro patrocina.
Dos bonecos falsos de super-heróis a caminhões que têm a função de subtrair as árvores das florestas, de carabinas AR-15 a animais silvestres, Wolfenson realiza uma radiografia e expõe de forma precisa e original um Brasil que está longe de ser essa pseudopotência internacional que muitas pessoas passaram a acreditar nos últimos tempos. Isso, sim, é para nos deixar apreensivos.


APREENSÕES - BOB WOLFENSON

QUANDO de seg. a sex., das 12h às 21h; sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h; até 10/10
ONDE Centro Universitário Maria Antonia (r. Maria Antonia, 294, tel. 0/xx/11/3255-7182)
QUANTO grátis




Texto Anterior: Programa destaca lado bom moço de Ronaldinho Gaúcho
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: A medicina de Tchekhov
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.