São Paulo, sexta-feira, 28 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Serviço de busca e download de arquivos no formato MP3 na Internet deverá ser desligado às 4h de amanhã
Juíza ordena o fechamento do Napster

Associated Press
O criador do Napster, Shawn Fanning, 19, após audiência


DA REPORTAGEM LOCAL

Uma juíza federal de San Francisco ordenou a suspensão temporária das atividades do Napster, polêmico programa que facilita a transmissão de músicas no formato MP3 de um computador para outro, em audiência ocorrida anteontem à tarde.
A juíza Marilyn Hall Patel deu prazo até as 4h de amanhã (horário de Brasília) para que o programa, que busca MP3 nos computadores de seus usuários e permite o download desses arquivos, cesse suas atividades até que o processo que corre contra a empresa seja julgado.
Acusado de desrespeitar direitos autorais e de incentivar a pirataria na Internet, o Napster está sendo processado pela Riaa (associação que representa algumas das maiores gravadoras dos Estados Unidos) e pela NMPA (associação norte-americana de editores de música).
Artistas como o grupo de hard rock Metallica, que chegou a exigir a expulsão do programa de cerca de 700 mil usuários do Napster que fizeram downloads de canções de sua autoria, e o veterano rapper Dr. Dre também processam o site.
Caso o Napster vença o processo movido pela Riaa e pela NMPA, cujo julgamento está previsto para começar em cerca de, no mínimo, seis meses, a indústria fonográfica terá de ressarcir a empresa com a quantia de aproximadamente US$ 5 milhões pelas perdas potenciais que o site deverá enfrentar durante o período de desligamento.
Criado na Califórnia há cerca de um ano por Shawn Fanning, um adolescente de 19 anos, o programa revolucionou a busca por MP3 na Internet. O MP3 é um arquivo de compressão digital que permite a reprodução de qualquer música com qualidade próxima à de um CD.
Antes do advento do Napster, os internautas tinham de procurar links para arquivos em MP3 em sites diversos, que também sofreram perseguição da Justiça e, não raro, eram desativados em pouco tempo.
Em menos de um ano, o Napster, que se define como uma "comunidade musical", conseguiu agregar cerca de 20 milhões de usuários só nos EUA.
Os criadores do Napster afirmam que até o final deste ano o programa poderia chegar a ter 75 milhões de usuários e que o valor de mercado da empresa poderia ultrapassar a quantia de US$ 2 bilhões.
A idéia de troca direta de MP3 sem a necessidade de vasculhar vários sites promovida pelo Napster inspirou uma série de programas semelhantes, como o Gnutella e o Freenet, que estão em fase de aperfeiçoamento.
Mas esses programas têm um diferencial importante: não possuem um servidor central nem uma empresa que os represente, portanto não poderão ser processados. Com o fechamento do Napster, programas desse tipo deverão proliferar.
(MARCELO VALLETTA)



Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Fumo e amor
Próximo Texto: Fãs do Napster planejam boicote
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.