São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

"Anarquistas, Graças a Deus" volta em DVD

Adaptação do romance autobiográfico de Zélia Gattai traz imagens de época

Com Ney Latorraca e Débora Duarte, minissérie de nove capítulos parece ainda mais doce e melancólica 24 anos depois de ser exibida na TV

DA REPORTAGEM LOCAL

A minissérie "Anarquistas, Graças a Deus" acaba de sair em DVD, retomando a aula de história da obra homônima da escritora Zélia Gattai (1916-2008), seu livro de estréia, publicado em 1979. Exibida originalmente em 1984, na Globo, o programa foi acrescido de uma entrevista concedida pela autora em 2006 ao programa "Espaço Aberto Literatura", da Globonews. Com nove capítulos, seis horas e 15 minutos de duração, a minissérie conta a história da família de imigrantes italianos da escritora, no início do século 20, alternando imagens de época e dramatização das memórias de Zélia. Tudo começa com o casamento de Angelina (Débora Duarte) e Ernesto Gattai (Ney Latorraca), militante do movimento anarquista, dono de uma oficina mecânica. O casal e seus cinco filhos -Zélia foi vivida pela carismática Daniele Rodrigues- acompanham as mudanças que o progresso econômico provoca em São Paulo. A cidade e a família também sofrem reflexos de acontecimentos no mundo: a Primeira Guerra Mundial, a Depressão nos EUA etc. Nostálgica e bem-humorada, a minissérie volta, 24 anos depois, ainda mais doce e melancólica. (EDUARDO SIMÕES)

ANARQUISTAS, GRAÇAS A DEUS
Direção: Walter Avancini
Distribuidora: Som Livre
Quanto: R$ 39,90, em média
Classificação indicativa: não recomendado para menores de dez anos



Texto Anterior: Outros vencedores: Brasileiros premiados
Próximo Texto: Julio e Gina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.