São Paulo, Quarta-feira, 28 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Associação faz leilão sem martelo no Rio

Evandro Teixeira/Divulgação
Foto que vai a leilão, em evento que começa hoje no Rio


ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Mario Cravo Neto, Walter Firmo, Hugo Denizart e Walter Carvalho, diretor de fotografia de "Central do Brasil", são alguns dos 23 participantes de mostra e leilão promovidos pela Associação Brasileira de Arte Fotográfica, no Rio.
O leilão não tem o tradicional leiloeiro batendo o martelo no final do lance. Ao lado de cada foto aparece o lance mínimo, seguido de etiquetas que o interessado preenche com seu lance.
Segundo Carlos Barroso, 51, diretor de marketing da associação, o primeiro leilão, no ano passado, foi um sucesso. "Vendemos 90% das obras e obtivemos excelente participação do público."
Para facilitar a venda, podem ser feitos lances via Internet e também por telefone.
Entre as 53 fotos, o lance mínimo mais alto é de R$ 5 mil, para o retrato de Caetano Veloso feito por Cravo Neto.
A obra de Claus Meyer, morto em 1996, mostra quatro registros realizados na Amazônia e autenticadas por sua mulher.
Walter Firmo traz uma imagem de Madame Satã, o homossexual carioca dos anos 50 que enfrentava a polícia com uma navalha em punho. O lance inicial é de R$ 100.
Para Paulo Cesar Amorim, presidente da associação, "o leilão é uma das formas de levar a fotografia para dentro de nossas casas, hábito que já existe há muitos anos na Europa e nos EUA".


Exposição: 2º Leilão de Fotografia Quando: hoje, às 15h; seg. a sex., das 15h às 21h; até 18 de setembro Onde: Associação Brasileira de Arte Fotográfica (r. Assis Bueno, 30, Botafogo, tel. 0/xx/21/541-6949) Quanto: entrada franca Internet: www.abaf.art.br


Texto Anterior: Artes Plásticas: Mostra de Beuys alimenta pensamento do espectador
Próximo Texto: Retrato social: Cypriano expõe a Rocinha nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.