UOL


São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

"Anything Else" abriu a mostra, fora de competição

Em Veneza, Woody Allen diz que filmou "metáfora sobre Israel"

DA REDAÇÃO

O cineasta norte-americano Woody Allen, 67, disse ontem que "Anything Else" -seu mais recente filme, que abriu a 60ª Mostra de Veneza, fora de concurso- "é uma metáfora sobre Israel".
"O personagem de meu filme -um homem bom, porém transformado por anos de perseguição religiosa e social- é como Israel", afirmou o diretor.
"Anything Else" acompanha a história de Dobel, roteirista judeu que trabalha em Nova York, é atormentado pelo anti-semitismo e defende o princípio da autodefesa diante das tensões religiosas.
O próprio Allen interpreta o papel. Também fazem parte do elenco Jason Biggs, Christina Ricci e Danny DeVito.
"As nações do Oriente Médio não se comportaram bem. Houve uma atitude negativa em relação a um país tão jovem [Israel]. Isso fez com que o país se fechasse em si mesmo e respondesse a tudo de forma agressiva, como o personagem do meu filme, um paranóico, neurótico, de destino incerto."
Na primeira vez que participa pessoalmente do festival (seus filmes são tradicionalmente exibidos em Veneza, mas o diretor sempre recusou os convites para comparecer), Allen chegou à cidade acompanhado da mulher, Soo-Yi Previn, e de dois filhos.
O casamento de Allen e Previn foi realizado em Veneza, em 1997, numa cerimônia particular. A cidade também serviu de cenário para seu longa "Todos Dizem Eu Te Amo" (1996).
O Festival de Veneza segue até 6 de setembro, com 20 filmes na competição pelo Leão de Ouro.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Mundo gourmet: Tanji cede a modismos, mas mantém qualidade em retorno
Próximo Texto: Literatura: "Ciclo" revela desolação de Moravia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.